Com 109 anos de atuação no Brasil, a SKF – uma das principais fabricantes globais de peças para o setor automotivo e líder absoluta em rolamentos, tensionadores e polias, com amplo destaque em diversas linhas de produtos – promoveu uma reestruturação importante em sua operação de Aftermarket na América Latina, com o objetivo de somar esforços entre as unidades de negócios e fortalecer sua presença em âmbito regional.
De acordo com Michel Vences, diretor comercial de Aftermarket Automotivo América Latina da SKF, o objetivo da mudança é fortalecer a operação da companhia em cada país, dando autonomia para que todas as áreas, incluindo vendas, desenvolvimento de produto e marketing, possam atender às necessidades de seus mercados locais. “Desta forma, passamos a contar com equipes no Brasil, Colômbia, Argentina, Chile, México e Peru e Uruguai, o que nos permitirá desenvolver produtos cada vez mais alinhados às demandas de cada um destes países, nos capacitando a ampliar ainda mais nossa penetração em todo o mercado latino-americano”, ressalta Michel.
Com a reestruturação, cada equipe reportará os resultados e soluções diretamente para a matriz da companhia, na Suécia. “Esperamos, com isto, ter um foco assertivo na oferta produtos para o mercado de reposição e alcançar um crescimento exponencial, na casa de dois dígitos, em quase todos os mercados da América Latina a partir de 2025”, revela o executivo.
Kit Centers
Uma das apostas da SKF Aftermarket neste processo será a reformulação dos Kit Centers, que são estruturas responsáveis pela montagem dos kits automotivos ofertados em cada país. A ideia é implantar “hubs” estratégicos na região para centralizar os volumes e abastecer o mercado na América Latina. Este conceito visa aumentar a eficiência da oferta dos kits e obter ganhos logísticos para ser cada vez mais competitivo.
“Em 2025, teremos uma série de lançamentos, e também iremos mudar nossa estrutura para unificar o armazenamento dos produtos de reposição nos kit centers, locais que recebem, embalam e estocam peças. O objetivo é ter esse modelo de operação na América Latina, com base no que já funciona muito bem na Europa”, destaca Michel.
O mercado brasileiro de reposição da SKF representa mais de 50% do faturamento da companhia na região. “Nosso principal produto são os rolamentos, produzidos no Brasil, na fábrica de Cajamar, mas também temos uma planta instalada no México. Os demais componentes como corrente, kit de distribuição, correia e bomba d’água são importados de fábricas da Argentina, Europa e China”, afirma Michel.
Crescimento
O portfólio da SKF atende a veículos leves e pesados, com presença maior nos automóveis e comerciais leves, segmento no qual é capaz de atender 95% da frota circulante na região. “No segmento pesado, nossa expectativa é avançar nos próximos anos, ainda que a empresa já ofereça componentes para veículos de diversas marcas tradicionais”, comenta Michel.
De acordo com o executivo, a SKF tem como objetivo reforçar seu posicionamento de marca na região, considerada um dos polos econômicos mais importantes para os negócios da empresa no mundo. “Nosso portfólio completo de produtos para linhas leve, pesada e agrícola é voltado para mecânicos, varejistas de autopeças, distribuidores automotivos e frotistas, bem como para consumidores finais e potenciais clientes da marca”, esclarece.
A SKF possui também o programa SKF Center, composto por uma rede de oficinas credenciadas à marca SKF em todo o Brasil, direcionado ao mecânico automotivo independente, visando promover sua diferenciação como especialista em produtos SKF.