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SGW Security Gateway 

“Aquele que nunca teve seu computador atingido por um vírus que atire o primeiro firewall.” Agora, imagine um hacker invadindo o sistema de um veículo e interferindo no sistema de freio, direção e aceleração, por exemplo. Que grandes consequências isso poderia ter no quesito segurança, tanto para quem está neste veículo como também para os outros veículos ao redor. Foi com essa visão, com o grande avanço das tecnologias e com a conectividade dos veículos na internet, que surgiu a necessidade de uma proteção contra ataques externos. Então, surgiram os SGW (Security Gateway), aplicados nos veículos de várias montadoras já no ano de 2019.

SGW bridge - Squadra Tuning

O que é o Security Gateway?

É uma barreira de proteção (firewall) entre a rede do veículo e a internet, permitindo somente o tráfego de dados autorizados.

Qual a serventia do módulo SGW?

A funcionalidade principal dos SGW é a segurança do motorista e passageiros contra ataques cibernéticos externos que poderiam afetar a rede interna do veículo, comprometendo as funcionalidades, principalmente as de segurança. Com essa barreira, também ficou protegido o diagnóstico feito pelo conector OBD2, passando sua comunicação pelo Security Gateway. O diagnóstico completo fica disponível somente para ferramentas de diagnóstico autorizadas.

Tomando como exemplo uma Fiat Ducato acima de 2020, o SGW fica localizado nesta posição, atrás do painel ao lado do porta-luvas. Para se fazer o diagnóstico completo, ou seja, método OBD proprietário, será necessário ter um scanner homologado pela montadora. Se por acaso a liberação não for automática, deverá entrar no site da montadora, fazer um cadastro, efetuar o pagamento referente ao período de uso e liberar a ferramenta no momento do diagnóstico.

No caso dos veículos FCA (joint venture entre a Fiat e Chrysler), pode-se usar um cabo SGW.

Com este cabo, desligam-se os conectores de 12 pinos e de 8 pinos do módulo e ligam-se nos conectores do cabo e o scanner no conector OBD2 do cabo, fazendo uma ligação direta aos módulos sem o monitoramento do SGW.

Vamos analisar parte do esquema elétrico do SGW de um veículo Jeep Renegade.

Na parte de cima do módulo, ele se conecta através da rede CAN ao módulo do rádio. A próxima ligação é uma alimentação pós-chave vinda da BCM, depois a rede CAN que se conecta com a BCM, em seguida a conexão massa e, por último, a ligação CAN com o conector de diagnóstico. Vamos nos atentar que a comunicação com os outros módulos listados nesta parte do esquema elétrico se dá através da BCM, que se conecta inicialmente no painel de instrumentos e depois se conecta a vários módulos, como o módulo de injeção, por exemplo.

A cada momento, os veículos estão mais tecnológicos e cada vez mais plugados na rede. Com isso, torna-se cada vez mais necessário os sistemas de segurança, para que tenhamos sempre a certeza de que estamos tranquilos no uso das tecnologias.

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Marcio Ferreira, formado em contabilidade, especialista na marca Ford e atuante no setor automotivo há 4 décadas com ênfase na área eletrônica. Sócio proprietário da Ecumix Solutions e professor em cursos on-line e presencial de reparo de módulos. www.ecumix.com.br Siga a ECUMIX no Instagram / Mande uma Mensagem no WhatsApp

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