Valeo e MAHLE uniram forças para desenvolver um sistema de eixo elétrico inovador, sem ímã, voltado para veículos elétricos de segmento superior, com potência máxima variando de 220 kW a 350 kW. O sistema iBEE (Excitação Elétrica Sem Escovas Internas) visa revolucionar o desempenho e a eficiência dos motores elétricos sem ímã. As duas empresas assinaram um Acordo de Desenvolvimento Conjunto para combinar a expertise da Valeo em motores elétricos, inversores altamente eficientes e controle de motores, com a tecnologia MCT (Transmissor sem contacto magnético) da MAHLE, aplicada ao rotor sem ímã. Além disso, estão desenvolvendo um conceito de arrefecimento inovador para alcançar uma relação excepcional entre potência contínua e potência máxima. A pegada de carbono desse sistema deverá ser reduzida em mais de 40% em comparação com um motor elétrico com ímã permanente de potência equivalente. Os testes dos primeiros protótipos serão concluídos até o final de 2024.
Xavier Dupont, CEO da Valeo Power e vice-presidente executivo do Grupo, declarou: “Essa cooperação com a MAHLE é perfeita. A MAHLE desenvolve o rotor EESM e seu sistema de excitação sem escovas. Com nosso conhecimento em eletrônica de energia, a Valeo oferece o controle dedicado para esse motor elétrico e o sistema sem escovas, embutidos em nosso inversor. Essa parceria permite que a Valeo amplie seu portfólio EESM para veículos de segmentos superiores e é fundamental para apoiar a evolução da indústria automotiva rumo a soluções mais inovadoras e sustentáveis.”
“Neste projeto, dois líderes da eletrificação estão unindo forças. O novo eixo elétrico se beneficiará da expertise da MAHLE em tecnologia de transmissão sem contato. Juntos, estamos estabelecendo um novo padrão de eficiência e integração para eixos elétricos baseados em EESM e dando o próximo passo para a mobilidade do futuro.” acrescentou Martin Wellhoeffer, membro da Diretoria do Grupo MAHLE.
O primeiro desenvolvimento EESM da Valeo surgiu em cooperação com um fabricante europeu de automóveis em 2022, com o objetivo de criar uma nova geração de motores elétricos sem ímã. Os principais objetivos do projeto eram: criar uma arquitetura integrada com um novo estator e tecnologia de resfriamento, aumentando a densidade de potência em 30% em comparação com os motores atuais, e reduzir sua pegada de carbono em 30% em relação aos motores elétricos equipados com ímãs permanentes (PMSM). Após uma fase de validação de mais de seis meses, os resultados superaram as expectativas iniciais, especialmente devido à expertise da Valeo em inversores. As performances alcançadas estão no mesmo nível dos motores com ímãs permanentes em veículos dos segmentos B/C, com todos os benefícios da tecnologia sem ímã (sem uso de terras raras, menor pegada de carbono, etc.).
Como parte de sua estratégia de eletrificação, a MAHLE tem se concentrado no desenvolvimento de sistemas de propulsão elétrica. Sua tecnologia de transmissor sem contato para motores elétricos sem ímã é uma prova da forte expertise da empresa nesse campo. Graças ao seu alto nível de maturidade, essa tecnologia é um fator crucial para a próxima evolução dos eixos elétricos baseados em EESM. Evitar o uso de materiais de terras raras não apenas contribui positivamente para a sustentabilidade da mobilidade elétrica, mas também oferece vantagens em termos de custos e segurança de recursos. A principal característica é a transmissão de potência indutiva, sem contato e, portanto, sem desgaste, permitindo que o motor opere com eficiência em nível de referência.
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