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Troca do gerador 48V Audi

Em 2023 entra na minha empresa o primeiro AUDI com sistema 48V para uma simples manutenção. Foi aí que caiu a ficha! Percebi que estou atrasado, tenho que estudar este veículo, e comecei a buscar informações sobre o sistema e formas de diagnostico. Como os diagnósticos nos veículos estão cada vez mais complexos, para se manter atualizado é necessário investir e adquirir informação técnica

Este ano começou a demanda de diagnósticos nestes veículos e um defeito muito recorrente e a troca do gerador 48V que tem vários procedimentos técnicos a serem executados para evitar que a peça nova seja danificada.

O veículo deu entrada na oficina com a seguinte avaria no painel de instrumentos (foto 2) e vários erros no sistema entre eles, o código: U046900 P0A7D00 P1B1600 B18F9F2 e vários outros DTC.

Na análise inicial é necessário verificar alguns itens como teste da bateria 12V e estado de carga da bateria 48V, pois conforme documentação do equipamento oficial AUDI (ODIS) as duas redes se apoiam. (foto 3)

Neste ponto identificamos a a primeira particularidade do sistema pois, para desligar qualquer componente da rede 12V ou 48V é necessário desativar o sistema 48V com o equipamento de diagnostico para evitar danos ao sistema.

Com o diagnostico inicial, se a bateria 48V estiver descarregada, tem que ser carregada antes de substituir o gerador 48V para evitar a queima do gerador novo.

A bateria 48V pode ser carregada através da rede 12V, no cofre do motor, nos pontos de conexão de partida auxiliar (foto 5), com o carregador apropriado, mas para isso, a bateria não pode estar com uma descarga acima de 15% do valor de carga de trabalho e assim é necessário um procedimento via scaner para ativar a função.

Caso a bateria apresente descarga acima de 15%, será necessário remover a bateria 48V do veículo e carregar na bancada com equipamento apropriado.

A falha do gerador 48V não pode ser reparada, sendo assim, é necessária a troca do mesmo. (foto numero 4)

 Após a substituição do gerador 48V, a carga da bateria 48V, teste da bateria 12V com carga ou troca no caso de saúde ruim da bateria 12V, será necessário ativar novamente a rede 48V via scaner e fazer uma codificação SVN online do gerador 48V.

Isso mesmo, codificação online direto do portal da montadora via PASTRU, ou encaminhar o veículo para uma concessionaria fazer o processo de codificação SVN.

Infelizmente, já tem casos conhecidos de colegas que substituíram o gerador sem estes cuidados e a peça nova foi danificada e o valor da última cotação em concessionaria foi de R$ 42 mil, o que gerou um prejuízo grande para a empresa.

Com isso sigo alertando: A falta de informação técnica dentro da oficina, custa mais caro do que investir em informação!

E cada vez mais fica evidente que todo carro que entrar em nossa empresa, o qual não temos conhecimento do sistema, antes de trabalhar no veículo, temos que  buscar informação técnica para estudar e depois colocar em pratica para evitar diagnósticos errados ou como neste caso, a  queima de um componente novo .

Alessandro de Souza – “Kiko” Formado em Técnico Automotivo pela Universidade de Ávila na Espanha, proprietário da Tecnocar Mecânica Brusque. Atua a mais de 30 anos na área. É especialista em diagnósticos automotivos, carros elétricos e híbridos, Eletrônica de bordo, Injeção Eletrônica, membro da Liga de Reparadores Zen e membro do conselho da Associação dos Mecânicos Premium Brasil. Siga o Alessandro de Souza “Kiko” no Instagram | Fale com o Alessandro de Souza “Kiko”no WhatsApp

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