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Compreendendo os Desafios Térmicos em Aplicações de Carregamento de EV

Com o crescimento da popularidade dos veículos elétricos (VEs), impulsionado por avanços tecnológicos e apoio governamental, como a decisão da União Europeia de proibir veículos de combustão interna até 2035, a infraestrutura de carregamento está em constante evolução. Neste contexto, o gerenciamento térmico do carregamento EV se destaca como um dos maiores desafios técnicos.

Carregadores AC e DC EV: Entendendo a Diferença

Existem duas principais categorias de carregadores para VEs: AC (corrente alternada) e DC (corrente contínua). Nos carregadores AC, a conversão de AC para DC ocorre dentro do próprio veículo, através de um carregador a bordo. Já os carregadores DC realizam essa conversão externamente, entregando energia diretamente em DC para o veículo. Isso permite que os carregadores DC sejam mais potentes, eliminando limitações de peso e tamanho.

O Papel dos IGBTs nos Carregadores DC

Nos carregadores DC, dispositivos semicondutores, como Transistores Bipolares de Porta Isolada (IGBTs), são cruciais. Eles são responsáveis pela retificação e inversão da corrente, operando em altas tensões e com rápidas taxas de comutação. Isso resulta em geração significativa de calor. A dissipação de calor dos IGBTs aumentou drasticamente nas últimas décadas, criando a necessidade de soluções eficazes de resfriamento.

Imagem de dissipadores de calor e ventiladores são uma solução de gerenciamento térmico altamente eficaz

Desafios Térmicos e Soluções

O gerenciamento térmico de IGBTs envolve a utilização de dissipadores de calor e ventiladores. Dissipadores de calor aumentam a área de superfície para dissipação térmica, enquanto ventiladores melhoram o fluxo de ar sobre essas superfícies. Essa combinação reduz a resistência térmica e mantém os IGBTs operando dentro de suas temperaturas seguras. Em alguns casos, sistemas de resfriamento a líquido são empregados, oferecendo resistências térmicas ainda menores, mas com maior custo e complexidade.

Estratégias de Projeto para Resfriamento

A colocação estratégica dos componentes e sensores térmicos é essencial para otimizar o fluxo de ar e a distribuição de calor. Sensores bem posicionados fornecem dados precisos, permitindo ajustes automáticos nos sistemas de resfriamento. Isso é vital para evitar superaquecimento e garantir a eficiência do carregador.

Imagem de carregadores de proteção da luz solar direta

Considerações Ambientais

Estações de carregamento EV são frequentemente instaladas ao ar livre, enfrentando diversas condições climáticas. Projetar gabinetes resistentes às intempéries, com ventilação adequada e proteção contra elementos naturais, é crucial. O aquecimento solar, por exemplo, pode ser mitigado com estruturas de sombreamento que mantêm o fluxo de ar, evitando o aumento excessivo da temperatura interna dos gabinetes.

O Futuro do Carregamento de EVs

Com a crescente adoção de VEs, a infraestrutura de carregamento precisa evoluir continuamente. Isso implica não apenas melhorias em termos de potência e capacidade de carregamento, mas também a adaptação a novos padrões de software e hardware. Os desafios térmicos apresentados pelos IGBTs em carregadores DC são complexos, mas abordagens inovadoras e pesquisa contínua em gerenciamento térmico são essenciais para garantir a segurança e a eficiência dos sistemas de carregamento.

Para técnicos de reparação automotiva, compreender esses desafios e soluções é vital. Manutenção preditiva e corretiva focada em sistemas de resfriamento adequados pode evitar falhas dispendiosas e garantir a longevidade dos carregadores de veículos elétricos, promovendo um desempenho confiável e eficiente.

Confira a última coluna do especialista Sergio Oliveira.

Sergio Oliveira, Mestre em Ciências e Tecnologias Espaciais, Engenheiro Aeroespacial e Consultor em tecnologias e treinamentos do setor automobilístico. Siga no Instagram @sergioaer @pullup_se

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