A associação de fornecedores automotivos CLEPA homenageia a ZF como uma empresa inovadora de destaque na categoria “Green”. A tecnologia premiada, um motor elétrico sem terras raras, estabelece novos padrões na eletromobilidade ao dispensar ímãs e melhorar a sustentabilidade com o mesmo desempenho.
“Este prêmio é um reconhecimento de nossos esforços contínuos para desenvolver soluções inovadoras e ambientalmente amigáveis para a eletromobilidade”, diz Dr. Otmar Scharrer, Head de Engenharia de Tecnologia para Powetrain Elétrico na ZF. “Com nosso motor elétrico, estamos demonstrando uma alternativa mais sustentável às soluções convencionais que não requer o uso de terras raras e, ao mesmo tempo, oferece desempenho máximo”.
Os metais de terras raras são frequentemente difíceis de extrair e sua mineração tem um impacto ambiental significativo. No entanto, eles ainda são um componente necessário da eletromobilidade, pois são usados em baterias e ímãs. O I²SM ((Motor Síncrono Indutivo-Excitado no Rotor) da ZF dispensa completamente esses metais ao usar um sistema indutivamente excitado e sem ímãs no rotor. Isso reduz a dependência de matérias-primas críticas e melhora significativamente a sustentabilidade e a eficiência. Dispensar terras raras economiza recursos valiosos na produção e reduz dependências nas cadeias de suprimentos. Além disso, em comparação com as Máquinas Síncronas de Ímã Permanente (PSM) atualmente usadas, não há perdas por arrasto devido aos ímãs permanentes, o que leva a uma melhor eficiência durante longas viagens em rodovias em alta velocidade.
A ZF já havia recebido o Prêmio de Inovação CLEPA em 2022 por seu shuttle autônomo e em 2020 por um eTrailer ambientalmente amigável, um protótipo de reboque de caminhão com um sistema de tração elétrica integrado. Em 2017, a WABCO e a ZF ganharam o prêmio de inovação pelo sistema de Assistência à Manobra Evasiva desenvolvido em conjunto para veículos comerciais.
Todos os anos, a associação europeia CLEPA reconhece realizações inovadoras notáveis na indústria de fornecedores. Nas categorias “Digital” e “Green”, um júri internacional de especialistas premia projetos particularmente progressivos, sustentáveis e digitais.
O título de “Top Innovator” é selecionado por um júri de especialistas entre cerca de 80 candidaturas e reconhece inovações revolucionárias na indústria. O prêmio foi entregue em 4 de dezembro no 65º aniversário da CLEPA durante uma cerimônia no Autoworld em Bruxelas, Bélgica. A categoria “Green” reconhece inovações para uma mobilidade mais sustentável e neutra para o clima.
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.