Arla 32 (AdBlue) saindo dos pesados e invadindo as Caminhonetes e as Vans
O ARLA 32 nomenclatura usada no Brasil ou ADblue como é denominado em outros países, é um dos componentes principal do SCR (Sistema Redutor Catalitico).
O nome ARLA é a abreviatura de Agente Redutor Líquido Automotivo e o 32 é da porcentagem da Ureia (32,5%) na mistura com agua desmineralizada (67,5%). Anteriormente usado somente em veículos pesados, agora está em várias caminhonetes e vans, para atender as normas de emiçoes mais rígidas a partir do euro 6. A função do ARLA32 no sistema é de transformar através de uma reação química o NOx (oxido de nitrogênios) que é altamente toxico, em nitrogênio e vapor de agua que são inofensivos ao meio ambiente.
O sistema conta com um reservatório separado para o Arla32 geralmente adotado o padrão de cor azul em sua tampa e com um marcador de nível separado também, quando o sistema detecta um nível de NOx acima dos valores permitidos a solução é injetada no escapamento antes do catalizador SCR, como a temperatura está entre 200 a 300 graus a ureia contida na mistura é decomposta em amônia e dióxido de carbono, a amônia gerada é crucial na redução de NOx, tendo como intermediário o Catalizador SCR que acelera esse processo de reação química para transformar o NOx em hidrogênio (N2) e vapor de agua (H2O)
Componentes do sistema
Reservatório
Geralmente armazena entre 10 a 20 litros, seu nível é monitorado pelo sistema para que sempre tenha suficiente para funcionamento continuo.
Bomba
Retira o ARLA 32 do reservatório e envia para a unidade dosadora
Unidade dosadora
Dotada de bicos injetores precisos garantem que a solução seja injetada na quantidade exata e momento correto
Catalizador SCR
Responsável pela redução do NOx e transformação em nitrogênio e agua reagindo com a amônia
Sensores
Os sensores informam para o modulo os níveis de NOx e a temperatura do sistema para se obter o máximo de eficiência
ECU
O monitoramento eletrônico pode ter um modulo separado que trabalha em conjunto ou integrado ao modulo de controle do motor, ele é responsável por todo o monitoramento e atuações feitas no sistema ARLA32
Como o sistema atua nos gases de escape, não interfere no funcionamento do motor e no seu desempenho, porem o nível do reservatório tem que estar sempre em ordem, pois se ficar vazio, o monitoramento pode entrar em modo de segurança e reduzir a potência do motor para que os níveis de NOx não fiquem acima dos limites
O sistema de ARLA32 contribui muito com o nosso meio ambiente, mas requer uma manutenção preventiva, como a troca do filtro por exemplo, para manter o seu funcionamento inalterado ao longo do tempo.
Marcio Ferreira, formado em contabilidade, especialista na marca Ford e atuante no setor automotivo há 4 décadas com ênfase na área eletrônica. Sócio proprietário da Ecumix Solutions e professor em cursos on-line e presencial de reparo de módulos. www.ecumix.com.br / Siga a ECUMIX no Instagram / Mande uma Mensagem no WhatsApp