O segredo das grandes redes está na formação de seus agentes multiplicadores
Todo proprietário que seguiu o sonho de abrir uma rede de oficinas sabe: é necessário deixar um pouco o contato com o operacional de lado e focar na gerência. Isso significa escolher e acompanhar profissionais de confiança, que atuem com transparência e garantam a prosperidade da sua oficina. Neste artigo, pretendo focar em um ponto fundamental desse processo: a capacitação desses gerentes de oficinas. E já adianto: essa jornada vai muito além do conhecimento técnico.
O que um gerente de oficina precisa ter?
Quando um empresário começa a investir na sua jornada de expansão e já sabe da necessidade de gerentes para esse projeto, é natural que ele escolha pessoas de confiança para a função. E ele não está errado: essa é a principal característica exigida para o cargo. Ela, porém, jamais deve ser a única.
Vamos começar pelo mais óbvio: a pessoa precisa ter iniciativa, sede de conhecimento e, claro, demonstrar aptidão para o cargo. Sem esse potencial, a confiança não se sustenta, e nem o gerente, nem o seu negócio vão conseguir evoluir.
Em segundo lugar, não podemos nos esquecer do conhecimento técnico. Ele é essencialmente importante em áreas como a da reparação, posto que o seu gerente será o responsável por garantir a qualidade dos materiais e dos serviços oferecidos pela sua unidade.
Esse conhecimento deve andar lado a lado com a habilidade de gestão de negócios do seu gerente. Nesse sentido, ele deve ter conhecimentos e habilidades para construir e acompanhar a rotina de processos da oficina, garantindo que tudo esteja funcionando de forma otimizada em relação a ritmo, custos e obrigações.
Por fim, chegamos a uma esfera muitas vezes deixada de lado não apenas no ramo da reparação: a gestão de pessoas. Na contramão dessa tendência, é um erro negligenciar essa parte, afinal, os funcionários da sua oficina são ativos estratégicos fundamentais para que ela prospere. Logo, é obrigatório que o seu gerente saiba lidar com a sua equipe, motivando, escutando e identificando pontos de melhoria com competência e empatia.
Apesar disso, gerentes de oficinas não nascem prontos
Embora essas exigências não sejam exatamente um segredo entre gestores e aspirantes a esse tipo de função, o melhor gerente para a sua oficina nem sempre aparece pronto no lugar certo e na hora certa do seu plano de expansão.
Além disso, considerando as prioridades, é preferível que você capacite alguém de confiança a escolher alguém capacitado, mas em quem você não confia 100%.
É neste momento que você, dono da rede em expansão, deve atuar.
Como capacitar os gerentes das minhas oficinas?
Já falei neste artigo sobre algumas rotinas que devem fazer parte da vida do dono de mais de uma oficina, mas nunca é demais lembrar do peso das reuniões de alinhamento.
Para além do monitoramento do seu negócio, é nessas reuniões que você vai acompanhar o desempenho profissional dos seus gerentes. A partir disso, fica muito mais fácil observar como eles trabalham e assim identificar pontos fortes e de melhoria em cada um deles.
Para exemplificar, se atrasos na produção passarem a ser um tema frequente nos alinhamentos, isso pode indicar a necessidade de trabalhar a gestão de tempo com o seu gerente. Ou, ainda, situações de conflito entre gerência e operação podem exigir um trabalho com a inteligência emocional dele.
Com esses pontos em vista, a próxima etapa é montar trilhas de capacitação. Embora o termo pareça ser muito sofisticado, trata-se de um processo bastante simples. Em uma reunião dedicada a isso, você propõe e constrói junto com o seu gerente uma agenda com data de conclusão de cursos, leituras e recomendações para que ele possa desenvolver os pontos de atenção identificados.
Com essa agenda montada, basta acompanhar o desenvolvimento do seu gestor. Procure se reunir com ele periodicamente para tratar somente desse assunto – a cada dois ou três meses, por exemplo. Assim, você consegue cruzar as informações das reuniões de alinhamento com os avanços conquistados pelo seu gerente, avaliando na prática – e sem complicação – os resultados da sua mentoria para ele e para a sua oficina.
Por fim, nunca é demais reforçar: apesar de serem consideradas talentos naturais, habilidades relacionadas a desenvolvimento pessoal e gestão de pessoas podem, sim, ser adquiridas e desenvolvidas através de formação específica. Para isso, recomendo fortemente que você considere essa frente ao montar a trilha do seu gerente. Hoje em dia, há profissionais e plataformas de estudo sérios e validados no mercado que você pode indicar caso ele precise.
Um recado final
Este artigo é resultado de uma estratégia de crescimento constatada em várias redes de sucesso e inclusive aplicada por mim na Oficina Inteligente, sendo, portanto, 100% validada antes de eu dividi-la aqui com você. Espero que ele possa ajudar você, empresário da reparação, a tirar do papel o plano de ter uma rede de oficinas. No mais, seguimos juntos rumo ao sucesso.
Cesar Coimbra é especialista em sistemas de gestão e inteligência de negócios para a reparação automotiva, com MBA em Tecnologia da Informação e certificação pela Franchising University. Vivencia o cotidiano e as necessidades do setor desde 1995, tanto no gerenciamento e TI de redes de centros automotivos quanto na gestão da própria oficina, e fundou a Oficina Inteligente em 2002 com a missão de oferecer soluções integradas, ágeis e seguras para a operação do setor.