A GWM Hydrogen powered by FTXT realizou a chegada do seu primeiro caminhão a hidrogênio ao Brasil, marcando o início de uma nova etapa nos esforços da empresa para promover o transporte pesado com emissão zero. O veículo, desenvolvido pela subsidiária especializada da GWM na China, desembarcou no Porto de Santos (SP) e seguiu para a fábrica da marca em Iracemápolis (SP), onde será submetido a inspeções, validações e testes de rodagem.
“A chegada deste caminhão representa mais do que um marco tecnológico: é o início da construção de um ecossistema de hidrogênio no Brasil, com parcerias estratégicas e soluções adaptadas à nossa realidade”, afirma Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.
Caminhão a hidrogênio GWM: tecnologia de ponta para transporte pesado
O veículo é impulsionado por um sistema de célula a combustível que utiliza hidrogênio como vetor energético, gerando eletricidade por meio da reação com o oxigênio e resultando apenas em água como subproduto. O caminhão combina a robustez de um veículo elétrico com a autonomia expandida proporcionada pelo uso de hidrogênio verde.
Principais características do modelo:
- Bateria de 105 kWh em conjunto com cilindros com capacidade para 40 kg de hidrogênio.
- Recuperação de energia durante desacelerações e frenagens, aumentando a eficiência.
- Utilização do hidrogênio para fornecer eletricidade, garantindo zero emissões de carbono do tanque à roda.
“Veículos com célula a combustível são, na essência, elétricos. Trabalham em conjunto com baterias para entregar mais desempenho, autonomia e segurança,” explica Lopes.
Testes do caminhão a hidrogênio GWM no Brasil
Os testes do caminhão a hidrogênio serão realizados a partir de agosto e têm como objetivo validar o desempenho do veículo em condições reais de operação no Brasil. Em setembro, os primeiros projetos irão interagir com universidades e centros de pesquisa, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), que oferecerá infraestrutura para abastecimento de hidrogênio derivado do etanol, uma tecnologia nacional e sustentável.
Durante esta fase, o foco estará em:
- Avalição de desempenho, integridade da bateria e célula a combustível em rodagens iniciais.
- Coleta de dados sobre variáveis como temperatura, altitude e tipos de pavimento no Brasil.
- Operações iniciadas sem carga, evoluindo para simulações reais de transporte pesado.
Atualmente, mais de 30 mil unidades semelhantes já operam na China, mas essa será a primeira a rodar em território brasileiro, permitindo a adaptação da tecnologia às condições específicas do mercado nacional.
Estratégia da GWM no Brasil
A iniciativa integra os esforços da GWM no âmbito do Programa MOVER do Governo Federal, destinado à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias conscientes para o setor automotivo. Paralelamente, a marca cumpre seu compromisso global de atingir a neutralidade de carbono até 2045.
Uma das prioridades da GWM no Brasil envolve parcerias estratégicas, como o memorando de entendimento assinado com o Governo do Estado de São Paulo em 2023. Além disso, o acordo firmado com Minas Gerais em 2024, em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), fortalece a infraestrutura de abastecimento e o desenvolvimento de caminhões a hidrogênio verde.
“Este projeto é a prova de que a transição energética no transporte pesado é possível, desde que haja cooperação entre indústria, academia e governo,” destaca Lopes.
Apresentação oficial do caminhão a hidrogênio na fábrica de Iracemápolis
O caminhão será exibido pela primeira vez no Brasil durante a inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis, no dia 15 de agosto. O evento marca o início de uma nova fase para a empresa no país, com investimentos voltados a tecnologias limpas e soluções inovadoras para o transporte pesado.
Essa apresentação também marca um marco no compromisso da GWM com o desenvolvimento de tecnologias que combinem sustentabilidade e desempenho e comprovam que o futuro do transporte pesado pode ser mais limpo e eficiente.
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