A ZF, líder global em tecnologias de direção automatizada e câmeras inteligentes, iniciou a produção nacional das câmeras frontais inteligentes 3.5 e 4.8, voltadas aos sistemas ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista).
Com o investimento de R$ 35 milhões e apoio do Programa Mover, a nacionalização reforça o papel do Brasil como plataforma estratégica para o desenvolvimento e fabricação de tecnologias avançadas de segurança veicular.
“Essa iniciativa reafirma o compromisso da ZF com a inovação e o desenvolvimento industrial na América do Sul. Produzir localmente nos permite atender com mais agilidade e personalização às demandas regionais”, explica Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul.
Tecnologia global, produção local
A produção da câmera frontal inteligente 3.5 começou em outubro de 2025, na unidade de eletrônicos da ZF em Limeira (SP). Já a produção da geração 4.8 está prevista para 2026.
Segundo Plínio Casante, Head da Divisão de Eletrônicos da ZF América do Sul, a decisão de nacionalizar a tecnologia acompanha o crescimento da demanda por soluções ADAS e a evolução dos protocolos de segurança do Latin NCAP.
Hoje, uma a cada três câmeras automotivas inteligentes em operação no mundo é da ZF.
Câmeras 3.5 e 4.8: precisão e segurança em alta velocidade
A câmera 3.5 marca um salto nas tecnologias ADAS. Com sensor de 1.3 megapixel e campo de visão de 52°, ela processa 36 frames por segundo, garantindo respostas rápidas e precisas.
Seu alcance de detecção chega a 150 metros para veículos e 70 metros para pedestres, sendo ideal para funções como frenagem automática de emergência, assistente de faixa e leitura de placas de trânsito, inclusive à noite.
A tecnologia ainda permite conforto extra ao motorista, com acionamento automático do farol alto, ajuste de iluminação para não ofuscar outros condutores e reconhecimento de placas de velocidade.
Já a geração 4.8 apresenta campo de visão ampliado para 100°, sensor de 1.7 megapixel e funções avançadas como controle adaptativo de cruzeiro, reconhecimento de semáforos, detecção de buracos, centralização de faixa e função chofer, que auxilia em tráfego lento.
Essa versão também faz fusão de dados com radares, aprimorando a identificação de objetos e aumentando a segurança em diferentes condições de trânsito.
Padrão global de segurança e produção em larga escala
A ZF projeta produzir até 900 mil unidades por ano das duas gerações de câmeras, reforçando o Brasil como polo de tecnologia automotiva de ponta.
“A nova fase do Latin NCAP trará requisitos ainda mais rigorosos, semelhantes ao padrão Euro NCAP 2019. Nossa produção local já está preparada para atender a esses níveis de exigência”, explica Casante.
Com essa expansão, a ZF não apenas fortalece sua liderança em direção automatizada, como também impulsiona o avanço da segurança veicular e da mobilidade inteligente em toda a América do Sul.
Para mais informações sobre a ZF, acesse: http://www.zf.com.br/
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