A RIO, tradicional fabricante de componentes automotivos, completa 15 anos de atuação no segmento ferroviário em 2025. A empresa, que em 2026 alcança 80 anos de história, reforça sua presença em um modal estratégico e aposta na ampliação de portfólio para atender às principais operadoras do País e do exterior.
Soluções para dormentes e motores de tração
A empresa produz ombreiras para dormentes de aço e concreto. Essas peças são essenciais para travar os trilhos e garantir segurança nas linhas férreas. Cada quilômetro de ferrovia usa mais de 6.600 ombreiras, o que demonstra a relevância e a escala da operação.
A RIO já fabricou mais de 8 milhões de unidades desde o início das atividades, com presença em trilhos de operadoras de todo o território nacional. A empresa também exporta peças específicas para Estados Unidos e México.
Além dos dormentes, a RIO fabrica componentes complexos do motor de tração das locomotivas. Entre eles estão hubs, bearing caps, bearing housing, sleeves, flingers, drain engine cover, drain engine shield, notch wheel sensor e damper hold.
Tecnologias de produção e peças customizadas
A empresa investe em tecnologias como impressão 3D para acelerar o desenvolvimento de protótipos e oferecer soluções customizadas. Isso permite responder às demandas do setor com mais precisão e agilidade.
Segundo a empresa, os investimentos recentes incluem novas linhas de moldagem, fornos de fusão para ligas de aço e máquinas de usinagem de alta precisão. As melhorias tornam a empresa ainda mais competitiva e elevam a qualidade das entregas.
Crescimento do modal no Brasil
O Ministério dos Transportes aponta que o modal ferroviário representa 17,69% da matriz de transporte nacional. A malha federal soma 30.378 quilômetros e é o segundo meio mais utilizado no transporte de cargas.
Diante desse cenário, a RIO prevê oportunidades de expansão. Em 2024, o modal ferroviário representou 5% do faturamento da empresa, que espera ampliar essa participação nos próximos anos.
Engenharia aplicada a grandes desafios
Entre os projetos mais desafiadores está a fundição de uma roda usada em veículos de manutenção de vias férreas. A peça pesa 200 quilos e exigiu ajustes nos processos de fundição e usinagem. O trabalho foi concluído com sucesso e demonstra a capacidade técnica e estrutural da empresa.
Para mais informações sobre RIO, acesse: https://rio.expert/
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