Após quatro anos, a principal feira da indústria automobilística voltada ao setor de aftermarket, a Automechanika, está sendo realizada novamente no centro de exposições de Frankfurt. Em tempos de mudanças profundas, a interação entre todos os participantes do mercado e uma grande transferência de know-how são particularmente importantes: isso pode ser visto claramente no novo conceito de estande e no programa da ZF Aftermarket, com um amplo espaço, muitas apresentações ao vivo e um programa de treinamento extenso durante o fórum da feira. Outro foco são os novos desenvolvimentos para chassi de carros de passeio. Eles incluem, pela primeira vez, molas pneumáticas da SACHS para carros de passeio e compressores de suspensão pneumática WABCO. Com o kit de reparo de pinças de freio da TRW, a ZF facilita a reparação sustentável das oficinas.
“O chassi tem uma influência decisiva na segurança, conforto e eficácia dos veículos. A ZF Aftermarket pode fornecer um portfólio completo de produtos”, explica Markus Wittig, Head da Linha de Negócios de Carros de Passeio da ZF Aftermarket”. Isso inclui direção, freios, amortecedores, suspensão e controle de rodas – independente de o veículo ser puramente elétrico ou convencional. Também somos o primeiro fornecedor no mercado de reposição com uma gama completa de componentes de eixos para veículos elétricos”.
Os modelos de veículos modernos são cada vez mais eletrificados e definidos por software e redes digitais. Ao mesmo tempo, a tecnologia de veículos clássicos está em constante evolução e apresenta novos desafios para as oficinas – por exemplo, quando se trata de reparos de chassi. Cada vez mais modelos de veículos são equipados com suspensão pneumática. Especialmente em veículos pesados como carros elétricos, esse design garante conforto superior no regime de condução e manuseio seguro e fácil. No entanto, peças sobressalentes de alta qualidade, com qualidade de equipamento original, são escassas no mercado independente de reposição.
Assim, na Automechanika 2022, a ZF Aftermarket apresenta sua própria série de molas pneumáticas com qualidade de equipamento original. Isso significa que, mesmo após um reparo, o comportamento seguro e o conforto do regime de condução original desejados pelo fabricante do veículo são garantidos. As molas pneumáticas da SACHS são desenvolvidas com material de alta qualidade e resistente à corrosão, possuem uma vida útil longa e são altamente resistentes a influências externas. Além disso, elas podem ser removidas e montadas com facilidade graças à sua geometria precisa e personalizada.
O novo desenvolvimento da marca SACHS estará disponível inicialmente para veículos com molas e amortecedores dispostos separadamente. Isso inclui muitos modelos da Audi, BMW e Mercedes-Benz, como também da Citroën. Instruções de instalação e vídeos podem ser acessados rapidamente via smartphone. Um código QR na embalagem do produto leva a uma página web da ZF com as informações de reparo para o respectivo modelo.
Além disso, a ZF Aftermarket está atualmente desenvolvendo treinamentos para fornecer às oficinas o conhecimento necessário para remoção e montagem de molas pneumáticas e para capacitá-las a eliminar falhas nos sistemas de suspensão a ar. Esse treinamento também possibilita que as oficinas identifiquem corretamente os danos ao segundo componente principal de um sistema de suspensão a ar: o compressor, pois, falhas na mola e no compressor estão frequentemente interligados.
Estratégia de sustentabilidade da ZF Aftermarket é maximizar o ciclo de vida dos produtos
A ZF Aftermarket apresenta uma ampla gama de compressores de suspensão a ar sob a marca WABCO na Automechanika. Isso é complementado por uma proporção cada vez maior de peças remanufaturadas. Reman vem de Remanufatura e significa que os componentes usados foram remanufaturados industrialmente e atualizados para o padrão técnico de uma peça nova. As peças de reposição Reman economizam quantidades consideráveis de matéria-prima e energia – e com uma qualidade de produto ao nível do equipamento original. A remanufatura de peças de reposição usadas torna o serviço do veículo sustentável e economiza recursos – e é por isso que a ZF Aftermarket está continuamente expandindo sua gama de componentes remanufaturados.
Há um impacto ambiental ainda maior se as oficinas não tiverem que substituir os componentes defeituosos, mas puderem repará-los diretamente. Com isso não há necessidade de transportar os componentes ou o material de embalagem. A ZF Aftermarket desenvolveu, portanto, um conjunto de reparo para pinças de freio sob sua marca TRW, que também está comemorando sua estreia mundial na Automechanika 2022. Este conjunto contém 228 peças de reposição genuínas TRW para pinças de movimento rápido – incluindo pinos guia, foles, parafusos, tampas de proteção e graxa. Esses conjuntos podem ser usados para reparar até 60 pinças de freio. As peças individuais podem ser reordenadas. Além disso, kits de reparo de pinças de freio individuais para modelos de veículos com menor demanda também estão disponíveis individualmente na ZF Aftermarket. O mesmo se aplica a peças de reposição adicionais, como as vedações do pistão.
Módulo e-Power Expert para parceiros ZF [pro]Tech demonstra competência e gera vendas
Com todos os seus produtos e serviços, a ZF Aftermarket visa apoiar as oficinas para manterem o sucesso em um mercado de reposição em constante mudança. Isso fica claro em outra estreia mundial na Automechanika, a do módulo de eletromobilidade para o conceito de oficina ZF [pro]Tech.
O ZF [pro]Tech e-Power Expert é um módulo com o qual as oficinas de carros de passeio podem apresentar seus conhecimentos de eletromobilidade aos clientes de maneira profissional e atraente. Inclui templates e material informativo para todos os formatos e canais de publicidade – seja digital (site próprio ou redes sociais), impresso (publicidade em jornal ou templates para os seus próprios produtos impressos) ou outdoor (bandeiras e letreiros para a empresa). Além disso, há material adicional para o isolamento e marcação de locais de trabalho eletrônicos na oficina, bem como equipamentos de proteção individual.
O Dr. Holger Hättich, Head de Clientes e Estratégia da ZF Aftermarket, acrescenta: “Como o one-stop shop para a eletromobilidade, também estamos expandindo significativamente o portfólio de produtos para veículos elétricos e híbridos e agora oferecemos e-fluidos para drivelines híbridos pela primeira vez. Mas os parceiros da ZF [pro]Tech também podem contar com outros serviços disponíveis – nossos tradicionais treinamentos, que são uma parte importante de nossa transferência de know-how em larga escala para a oficina”. Além dos conhecidos treinamentos da ZF para técnicos (níveis de qualificação 2S e 3S), entre outras coisas, também há treinamento online para proprietários ou proprietários de oficinas, nos quais eles podem se familiarizar com os requisitos do operador em relação à eletromobilidade.
Os usuários do módulo ZF [pro]Tech e-Power Expert também têm a opção de solicitar a tecnologia de carregadores (aplicados na parede) e reservar o serviço de instalação via ZF Aftermarket. A ZF está planejando trabalhar com fornecedores especializados que as oficinas podem acessar nas principais condições do cliente.
Philippe Colpron, Head da ZF Aftermarket, vê a responsabilidade da organização do afermarket na redução da complexidade de tecnologias futuras para oficinas e parceiros de frota: “Apoiamos nossos parceiros industriais para se adaptar, desenvolver e crescer. O ecossistema de parcerias da ZF Aftermarket em combinação com nosso portfólio de produtos, serviços e treinamentos em constante evolução que têm suas raízes no negócio OE é a melhor base para isso. Sempre oferecemos soluções simples e descomplicadas, como nossos conceitos de oficina comprovados e novos ou nossa academia de treinamento integrada com cursos de treinamento em carros de passeio e tecnologia de veículos comerciais, mas também na manutenção e reparação de sistemas de transporte autônomos”.
Confira as principais notícias da Automechanika no portal da Revista Reparação Automotiva.
Confira a nossa nova edição da revista digital.