A Mercedes-Benz Trucks está impulsionando a transformação da indústria de transporte em direção a sistemas de propulsão neutros em CO2 e focando em caminhões elétricos também em sua própria cadeia de suprimentos. A Mercedes-Benz Trucks estabeleceu para si mesma a meta ambiciosa de 100% de eletrificação nas entregas para a sua maior fábrica de caminhões até o final de 2026, tornando uma parte significativa da cadeia de suprimentos direta neutra em CO2. Juntamente com os prestadores de serviços de logística e os despachantes que abastecem diariamente a maior fábrica da Mercedes-Benz Trucks, a Empresa está trabalhando para integrar cada vez mais caminhões elétricos em suas frotas. Após o lançamento bem-sucedido da produção em série do Mercedes-Benz eActros em 2021, que foi precedido por extensos testes práticos com clientes nos últimos anos, a Mercedes-Benz Trucks fornece mais uma prova da praticidade dos caminhões elétricos na indústria de transporte ao atender aos seus diversos requisitos. Os planos incluem a criação de uma infraestrutura de recarga na fábrica de Wörth, que estará disponível para fornecedores e veículos da empresa.
Vários despachantes de carga participarão da fase piloto, cuja implementação está prevista para 2023. No próximo ano, as primeiras entregas totalmente elétricas serão feitas na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, entre outras de suas fábricas “irmãs”. Na fase piloto serão utilizados cavalos mecânicos Mercedes-Benz eActros 300 movidos a eletricidade. Posteriormente, serão adicionados o eActros LongHaul e outros modelos. A Mercedes-Benz Trucks demonstra, assim, a ampla gama de aplicações desses dois modelos de caminhões elétricos em condições reais na própria logística de transporte da Empresa.
Solução holística de transporte da análise à implementação
“A eletromobilidade na indústria de transporte já está funcionando hoje em vários campos de aplicação”, diz Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks. “Queremos impulsionar a transformação de nossa indústria rapidamente, e é por isso que atuamos em todos os níveis de eletrificação. Portanto, vamos além do desenvolvimento de veículos, fabricando e fornecendo serviços complementares. Nós estamos trabalhando intensamente na eletrificação de nossas próprias cadeias de abastecimento direto. Existe aqui um grande potencial, bem como um grande interesse dos nossos parceiros, a quem apoiamos fortemente neste caminho.”
O núcleo do conceito da Mercedes-Benz Trucks para transporte de longa distância com bateria elétrica é oferecer aos clientes uma solução de transporte holística composta por tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços. Para desenvolver um conceito direcionado para a logística de entrega com emissão zero para a fábrica de Wörth, o primeiro passo é trabalhar com despachantes de carga para analisar suas rotas regulares. Isso fornece informações sobre tempos de viagem e distâncias entre locais de entrega, opções de recarga e intervalos de operação de cada caminhão. Eles também recebem suporte na integração de caminhões elétricos em suas frotas existentes e no realinhamento de seus centros de logística, incluindo consultoria sobre como configurar a infraestrutura de recarga interna apropriada. Em uma próxima etapa, os planos são estender esse processo para outras fábricas da rede de produção da Mercedes-Benz Trucks.
Cerca de 50 pontos de recarga planejados para a fábrica de Wörth
Uma parte integrante do futuro conceito de logística de entrada da Mercedes-Benz Trucks para tráfego de entrega livre de emissões inclui o estabelecimento de uma infraestrutura de recarga na fábrica de Wörth. Aproximadamente 50 colunas de recarga, incluindo estações de recarga de megawatts para recarga de baterias de alto desempenho, estão planejadas em pontos-chave para o tráfego de entrega nas imediações da produção na fábrica de Wörth. As peças usadas na produção são entregues “just-in-time” (na hora em que são necessárias) para a linha de montagem. Futuramente, o tempo de descarregamento da carga do caminhão elétrico será utilizado para recarregar a bateria do veículo. Dessa forma, o veículo idealmente não precisa programar mais paradas e pode retomar sua rota logo após a entrega das peças. Além disso, está sendo examinada a possibilidade de reagrupamento e, assim, otimizar os fluxos de entrega na rede de transporte em um novo centro de triagem próximo ao local.
Lançamento da produção em série do cavalo mecânico eActros 300 previsto para 2023
O eActros LongHaul, importante para o segmento de longa distância, está programado para ser produzido em série em 2024. O veículo de produção em série tem um alcance de cerca de 500 quilômetros com uma única carga de bateria e será capaz de alto desempenho ou a chamada recarga de megawatts. O lançamento da produção em série do Mercedes-Benz eActros 300, também apresentado recentemente como uma versão de cavalo mecânico com semirreboque para transporte flexível de distribuição pesada, está planejado para o próximo ano. Já em 2030, espera-se que os veículos comerciais neutros em CO2 no modo de direção representem até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da UE30.
A Daimler Truck também está participando do projeto “High-Performance Charging in Long-Distance Truck Transport” (HoLa – recarga de alto desempenho para caminhões de transportes de longa distância). Sob os auspícios da Associação Alemã da Indústria Automotiva, o objetivo desta iniciativa é planejar, construir e operar uma infraestrutura de recarga selecionada de alto desempenho para o transporte de caminhões elétricos a bateria de longa distância. Dois pontos de recarga equipados com Megawatt Charging System (MCS) de alto desempenho serão instalados em cada um dos quatro locais na Alemanha e testados em aplicações reais. Vários outros parceiros de consórcio da indústria e pesquisa também estão envolvidos no projeto.