A visita do cônsul geral argentino, o embaixador Luis María Kreckler, e uma comitiva de empresários do setor de autopeças argentino marcou a manhã da última quinta-feira, 27/04, na YPF Brasil.
O encontro, promovido pelo presidente da estatal argentina no Brasil, Pablo Luchetta, e o consulado argentino em São Paulo, às instalações da empresa, buscou gerar parcerias e possíveis injeções econômicas ao setor automobilístico brasileiro. Uma comitiva com cerca de 10 representantes de companhias automotivas argentinas estiveram presentes.
“Esse encontro, promovido nas dependências da YPF Brasil, é de suma importância para o crescimento da empresa, valorização da marca e desenvolvimento de novas tecnologias para o setor. São nessas conexões que possibilidades de negócios são criadas”, comenta Pablo Luchetta.
A visita durou cerca de três horas, e passou por todos os 12 estágios de produção do lubrificante Elaion Auro, principal produto da empresa no Brasil, desde o processo de formulação, rotulação e distribuição do produto. A YPF Brasil possui uma capacidade produtiva de cerca de sete milhões de litros, e comercializa mais de um milhão de litros da linha Elaion mensalmente em todo o país.
Para Luis María Kreckler, cônsul geral da república Argentina no Brasil, a visita é um intercâmbio econômico para o setor automotivo. “A YPF é uma marca fortíssima na Argentina, e referência de lubrificantes no Brasil. Essa visita fomenta o crescimento do setor automotivo tanto no Brasil como na Argentina, podendo resultar em grandes parcerias econômicas no futuro”, comenta.
Segundo um levantamento feito pela McKinsey & Company, empresa de consultoria americana, o mercado de autopeças no Brasil, em 2021, movimentava cerca de R$100 bilhões; os dados ainda indicam um crescimento de 7% no setor até o final de 2023.
Após a visita à planta brasileira, o embaixador e a comitiva de empresários argentinos seguiram para a Automec, maior feira do segmento automotivo no Brasil e no mundo.
Damián Méndez, gerente comercial da JMH Competicion, presente na visita, enalteceu o papel da YPF Brasil e sua atuação no mercado de lubrificantes brasileiros. “É uma honra fazer parte desse evento e conhecer toda a produção de lubrificantes da YPF, uma marca tão importante para a Argentina. Enxergar os processos nos mostra que é possível sim criar parcerias entre as empresas e quem sabe uma instalação da JMH no Brasil”, finaliza o empresário argentino.
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.