Com a finalidade de evitar incômodos de barulhos quando o motorista aciona o pedal de freio, foi desenvolvido o antirruído que consiste em uma chapa metálica revestida de borracha nitrílica fixada nas pastilhas para criar uma barreira isolante entre a pastilha de freio e a pinça, ajudando a evitar vibrações.
Existem no mercado pastilhas de freio que possuem antirruído e as que não têm esse dispositivo, o que não interfere em nada na performance. Segundo Luciano Costa, gerente da Jurid, o antirruído tem como função absorver a vibração e reduzir o ruído na hora da frenagem. “Oferece mais conforto e uma experiência agradável ao dirigir porque reduz o ruído na frenagem”, afirma.
Costa comenta também que é preciso considerar que algum nível de ruído pode surgir no momento que os freios são acionados devido ao atrito que ocorre entre a pastilha e o disco. “Quando a pastilha de freio encontra o disco, ocorre o contato e consequentemente as vibrações seguem, podendo se transformar em ruído”, explica.
A Jurid do Brasil, fabricante especializada em componentes de freios com as marcas líderes globais Jurid e Ferodo, possui amplo portfólio com pastilhas antirruído para carros de passeio. O antirruído, utilizado pela fabricante, mantém o som do sistema de freio ao ser acionado em uma faixa que fica fora da audição humana, minimizando para que não seja audível dentro do veículo e promova o desempenho de frenagem silenciosa.
O antirruído também ajuda a evitar a transmissão de calor da pastilha de freio para a pinça e outros componentes. Assim, o desempenho da frenagem aumenta porque o calor é minimizado e não afeta os componentes do sistema, como fluido, lubrificantes e peças móveis.
Para auxiliar a suprimir ainda mais o ruído e a vibração e garantir a eficiência do antirruído, é importante adicionar um lubrificante cerâmico, como o Jurid BL-20, entre ele e a pinça de freio.
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