Com o objetivo de auxiliar mecânicos e oficinas, a Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especialista em componentes para sistemas de ignição, destaca alguns elementos indispensáveis sobre a precificação e soluções que agregam valor aos serviços ofertados aos clientes.
Segundo Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil, os desafios estão em como diagnosticar um defeito rapidamente, identificar corretamente códigos de peças e cotá-las adequadamente. A definição do valor da mão de obra é extremamente estratégica e exige atenção. “Se você precificar acima da média, muitas vezes você irá perder os orçamentos ou até mesmo passar uma impressão errada. Por outro lado, preços abaixo do esperado podem gerar problemas de rentabilidade para a oficina. Em ambos os casos há um desgaste entre o cliente e o mecânico, devendo ser evitados ao máximo”, afirma o especialista.
Confira as dicas da Niterra:
1. Precificação correta garante rentabilidade: neste momento, deve-se levar em conta todos os fatores, sejam custos diretos ou indiretos, para não gerar prejuízo. Uma precificação adequada garante margens rentáveis ao prestador de serviços e evita que os preços cobrados estejam acima da faixa do mercado;
2. Peças de baixa qualidade descredibilizam o preço cobrado: de acordo com o técnico, o principal erro é a utilização de peças inferiores para “fechar” o orçamento. Em muitos casos, o uso dessas peças gera retrabalhos, fazendo com o que a oficina arque com a mão de obra. Isso causa impacto direto no processo de precificação e gera insatisfação do cliente. Todos saem perdendo;
3. A tecnologia pode contribuir para a otimização das entregas: hoje existe uma série de softwares que ajuda no dia a dia entre eles podemos destacar: manuais de serviços; catálogos de peças; programas de elaboração de orçamentos e envio ao cliente; plataformas de busca de peças que utilizam a placa do veículo para garantir a assertividade na seleção, facilitando a rotina do mecânico.
“A área está em constante evolução tecnológica, e, claro, é importante estar sempre alinhado, oferecendo um atendimento ágil e de acordo com a necessidade do cliente. Essas novas ferramentas podem ajudar no momento de equilibrar os preços da oficina e elevar o valor percebido pelo consumidor”, destaca o consultor.
Serviços que podem contribuir no dia a dia do setor
Para ajudar os profissionais em sua rotina, a Niterra oferece uma série de serviços. Entre eles destacam-se:
- Catálogos de peças, no formato para desktop e aplicativo para celulares;
- Vídeos de treinamento disponibilizados no site;
- E-zact, solução de conexão entre oficinas e autopeças;
- Manuais técnicos e informativos técnicos sobre os produtos NGK e NTK;
- Serviço de SAC que conta com um técnico altamente capacitado para ajudar os mecânicos tanto no diagnóstico como para encontrar a peça correta para o veículo.
“A Niterra enxerga as oficinas como parceiras e busca sempre evoluir cada vez mais essa relação nesses mais de 60 anos de Brasil. É uma aliança de longa data que reforça o nosso compromisso com o mercado de reparação automotiva”, enfatiza Mo