fbpx

Como realizar a troca do filtro de ar de cabine

A troca do filtro de ar de cabine é considerada muito simples, para a grande maioria dos automóveis, porém o reparador não recebe todas as orientações necessárias para a realização do procedimento.

No manual do fabricante, muitas vezes é apenas orientada a quilometragem para a troca. A localização do filtro em muitos casos também não é apresentada, o que faz com que o reparador por não saber onde está localizado, acredite que seja muito complexa a troca.

Para entender mais as atenções necessárias com o filtro, o responsável pelo aftermarket nacional da micronAir, Luciano Ponzio, explica como deve ser realizada a troca do filtro de cabine e desmistifica a ideia de que esta troca é muito complexa para o profissional.

PERÍODO DE TROCA

Para os filtros que recebem os princípios de montadoras. a troca é recomendada a cada 15 mil quilômetros ou um ano. “Porém hoje também no mercado podem ser encontrados filtros que nem duram 6 meses”, alerta.

Luciano ainda comenta que a micronAir segue os procedimentos de montadora para o período de troca do filtro de ar de cabine e também está presente no mercado de reposição. “O técnico com prática consegue realizar o procedimento em média de 15 minutos”.

DIFICULDADES

A complexidade da troca varia em cada carro, no geral os veículos apresentam muitas facilidades para a realização da troca. Contudo, Luciano comenta que, em relação à complexidade, a Meriva é um dos carros que apresenta mais dificuldades.

“É necessário tirar o limpador de para-brisa, o tanque de abastecimento de água do limpador de para-brisa, toda a grade chamada de ‘churrasqueira’ e depois consegue-se chegar ao compartimento”, explica.

No inverno, Luciano também recomenda que o usuário do automóvel ligue o ar-condicionado para que a circulação da refrigeração ocorra e o sistema não fique parado. “Este sistema foi fabricado para funcionar”, emenda.

MERCADO

Luciano ainda comenta que as oficinas e os centros automotivos estão começando a realizar agora esse tipo de procedimento em seus estabelecimentos. “Pois a troca do filtro é uma manutenção normal do veículo”, completa.

“Se o cliente faz a manutenção do automóvel, raramente ele terá problema no ar-condicionado, como obstrução, falta de passagem de ar. A maioria dos problemas está relacionada à manutenção”, afirma.

ATENÇÕES COM O FILTRO

No frio você tem que sempre dar uma ligadinha no ar-condicionado, para fazer circular a refrigeração e o sistema não ficar parado e funcionar. “Ele é um sistema fabricado para funcionar”.

É preciso também verificar a correta vedação, com o fechamento da tampa do ar-condicionado. “A incorreta vedação provoca a vazão do ar. Acontece muito durante a troca do filtro o mau fechamento do compartimento”.

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS

De acordo com Luciano, agregar mais o serviço de troca de filtro de cabine para o reparador independente reflete em boas oportunidades de negócio para a oficina, devido à facilidade e rapidez que a troca apresenta.

“O reparador não precisa comprar ferramenta para a troca do filtro, ele consegue agregar mais um serviço e tem mais rentabilidade, pois já troca o filtro de óleo, do carro e do combustível, então a troca do filtro de cabine será um procedimento normal”, pontua.

TIPOS DE FILTROS

Existem dois tipos para os automóveis, o filtro de partícula, da cor branca e o de carvão, de cor mais escura. “Muitas pessoas confundem e acham o de carvão pesado por estar com sujeira, mas o que não é verdade. Ele é mais pesado e possui esta cor por ter uma camada de carvão ativado, que evita a transmissão de odores e gases no veículo, o que o deixa mais escuro em relação ao filtro de partícula”, conta Luciano. Os filtros são intercambiáveis, podem ser substituídos nos carros mesmo que eles já venham originais de fábrica com um tipo de filtro. A aba em V do filtro é outro benefício, pois quando o ar faz pressão na ventilação a aba se levanta e veda.

Luciano explica que o filtro de partícula é 50% mais barato que o filtro de carvão. “O filtro de carvão tem duas mantas, onde recebe a filtragem pelo carvão, que vai segurar os gases e odores indesejáveis, e pela partícula, que vai segurar a sujeira e as impurezas. O filtro de carvão oferece um maior conforto para o passageiro”.

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *