Componente que, quando acionado mecanicamente, por meio do pedal de freio, transforma a força recebida em pressão hidráulica, direcionando o líquido de freio através da tubulação para as quatro rodas do veículo, o cilindro mestre requer alguns cuidados na hora da manutenção. “É preciso atenção no momento da reparação, pois o aperto incorreto nas tubulações do sistema de freios pode ocasionar o mal funcionamento do sistema e até mesmo danificar o cilindro mestre, fazendo com que o veículo perca a eficiência da frenagem”, revela Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil, ressaltando que o reparo feito de forma incorreta pode provocar colocar em risco a segurança do veículo.
A recomendação para garantir a integridade das tubulações do sistema de freio é fazer a manutenção preventiva do veículo, avaliando o sistema de freio em uma oficina especializada e de confiança. Caso seja preciso substituir algum componente do sistema de freio sempre utilizar peças de marcas tradicionais e renomadas do mercado. “No momento da substituição utilize ferramenta adequada e evite torque excessivo na tubulação, pois poderá danificar a rosca de saída do cilindro mestre”, afirma Marchiniak.
Especialista no desenvolvimento de produtos para sistemas de freios hidráulicos, a Controil possui uma linha completa não só de cilindros mestre, mas também outros itens, como cilindros de roda e de embreagem, reservatórios fluidos de freio, servo freio e reparo de pinças. Produtos fabricados com materiais e processos de última geração, máximo controle e qualidade, bem como profissionais altamente especializados, utilizando toda a estrutura do CTR – Centro Tecnológico Randon e os laboratórios de testes no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.
Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.