A NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa que também detém a marca NGK e é especialista em componentes para sistemas de ignição, destaca a importância dos quatro tipos de sensores MAP (Manifold Absolute Pressure) e suas múltiplas funcionalidades para o correto funcionamento do sistema de injeção. Os sensores MAP desempenham um papel fundamental na determinação da massa de ar que ingressa no motor, impactando diretamente na eficiência e desempenho do veículo.
1- MAP com sinal analógico: gera uma curva de tensão proporcional à pressão no coletor.
2- MAP com sinal digital: produz uma onda quadrada representando a frequência, indicando a pressão no coletor.
3- MAP com sensor de temperatura integrado: combina o sensor MAP e o sensor de temperatura do ar em uma única peça. Desta forma, além de informar a pressão absoluta, informa a temperatura do ar que está ingressando no motor.
4- MAP Boost Pressure: mede pressões acima da atmosférica, usado em motores turbo alimentados, motores que utilizam turbinas, possuindo duas fases de funcionamento, uma fase aspirada e fase turbo alimentada, na fase turbo as pressões são acima da pressão atmosférica.
Danos e problemas nos sensores MAP
Os sensores MAP podem sofrer danos em diversos cenários, incluindo o envelhecimento da membrana piezo resistiva interna, acúmulo de óleo e resíduos de carbono, bem como obstrução, vazamentos nas mangueiras de conexão e vedadores presentes no coletor de admissão. Esses problemas podem acarretar aumento no consumo de combustível, emissões de poluentes elevadas e falhas no motor.
“Em casos onde há a necessidade de troca da peça a NTK disponibiliza sensores MAP de alta qualidade para o mercado de reposição. A substituição dos sensores é simples, porém deve-se sempre verificar entradas de ar falso que possam interferir na sua correta leitura”, afirma Hiromori Mori, Consultor de assistência Técnica da Niterra do Brasil. “Defeitos nos sensores podem causar mau funcionamento do motor e, em casos de motores turbo alimentados, até danos graves devido a pressões excessivas. Por isso, motoristas devem realizar manutenções regulares e utilizar o recomendado pelo fabricante, para evitar erros de aplicação ou danos ao sistema.”
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