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Gás R1234yf ou R134a? Descubra os Custos, Riscos e Vantagens do Gás Refrigerante Premium

Hoje temos veículos da linha premium com o fluido refrigerante R1234yf, mas por que não é possível utilizar o R134a?

Quais são as consequências ao trabalhar com veículos que utilizam o gás R1234yf para a oficina?

A principal diferença ao trabalhar com veículos que utilizam o gás R1234yf está no conector de serviço. Os conectores, onde as mangueiras do manômetro ou da recicladora são conectadas, são diferentes. Isso foi projetado para alertar o reparador de que algo é distinto, semelhante à mudança do gás R12 para o R134a no passado.

Além do conector, outro fator importante é o custo: o preço do gás R1234yf é significativamente mais elevado que o do R134a.

Para atender veículos com este gás refrigerante, é necessário investir em uma recicladora apropriada para o R1234yf.

Quais são os custos de investimento para sua empresa?
Os valores mencionados a seguir são uma média, podendo variar de acordo com a região:

  1. Recicladora para R1234yf: aproximadamente R$ 30.000,00.
  2. Gás R1234yf: custo médio de R$ 1.200,00 por quilo.
  3. Equipamento para identificar o gás correto no veículo: cerca de R$ 8.000,00.

Como vimos, o investimento é alto. Você pode estar se perguntando: vale a pena?

Por que investir em um identificador de gás?
O identificador, que adquirimos separadamente, pode vir integrado em recicladoras mais modernas. Essa ferramenta é fundamental, já que o custo do R1234yf é elevado. Se um veículo contiver o gás incorreto, você pode contaminar o reservatório da recicladora.

Na Tecnocar, investimos nesses equipamentos há mais de dois anos. O primeiro veículo que recebemos com aplicação incorreta do gás foi uma Audi Q5 Hybrid blindada, com apenas 5.000 km rodados, que apresentava baixa eficiência no ar-condicionado. Com o identificador, constatamos que o gás aplicado era o errado (R134a).

Informamos o cliente, que acionou a blindadora responsável. Após análise na concessionária, foi constatado o mesmo problema, gerando um orçamento de R$ 55.000,00 para troca do compressor, filtro secador, limpeza do sistema e recarga com o gás correto (R1234yf).

Essa situação levanta uma questão: vale a pena correr riscos? Somos legalmente responsáveis por realizar os reparos conforme as especificações do fabricante.

Por que a mudança para o R1234yf?
As principais diferenças entre os gases são:

  • Impacto ambiental: o R1234yf possui um potencial de aquecimento global (PAG) muito menor que o R134a.
  • Eficiência energética: veículos com R1234yf consomem menos combustível e emitem menos gases de efeito estufa.
  • Custo e disponibilidade: o R1234yf é mais caro e menos acessível que o R134a.
  • Compatibilidade: sistemas de ar-condicionado modernos são projetados para o R1234yf.
  • Desempenho: o R134a supera o R1234yf em altas temperaturas de condensação, mas o R1234yf apresenta melhor desempenho em temperaturas mais baixas.

Conclusão
Cabe a nós, reparadores, informar ao cliente as diferenças técnicas e realizar os reparos conforme o fabricante recomenda. Trabalhar fora das especificações implica assumir responsabilidades e riscos elevados.

Embora o investimento inicial seja alto, ele é essencial para atender veículos com essa tecnologia. Alternativamente, pode-se firmar parcerias com empresas idôneas para realizar esses serviços, uma prática adotada por diversas concessionárias.

Alessandro de Souza – “Kiko” Formado em Técnico Automotivo pela Universidade de Ávila na Espanha, proprietário da Tecnocar Mecânica Brusque. Atua a mais de 30 anos na área. É especialista em diagnósticos automotivos, carros elétricos e híbridos, Eletrônica de bordo, Injeção Eletrônica, membro da Liga de Reparadores Zen e membro do conselho da Associação dos Mecânicos Premium Brasil. Siga o Alessandro de Souza “Kiko” no Instagram | Fale com o Alessandro de Souza “Kiko”no WhatsApp

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