Duas Rodas de Manaus bate recorde global

O setor de Duas Rodas de Manaus continua mostrando sua força no cenário nacional e internacional.

No primeiro semestre de 2025, o Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou faturamento recorde de R$ 23,3 bilhões, um crescimento de 30,2% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados do Painel da Economia Amazonense (PEA).

Com capacidade anual de produção de 1,8 milhão de motocicletas e 500 mil bicicletas, o PIM mantém-se como maior polo de duas rodas fora do eixo asiático, abastecendo mais de 7,8 mil pontos de venda em todo o Brasil. A produção gera atualmente 20,3 mil empregos diretos em Manaus e 150 mil em todo o país.

A inovação também se destaca: cerca de 5% da produção nacional já conta com motorização flexfuel, enquanto a fabricação de bicicletas elétricas cresceu 122% em 2025. Atualmente, o PIM produz 45 modelos diferentes de e-bikes, alinhados às tendências de mobilidade sustentável.

Para Lúcio Flávio de Moraes, presidente executivo do CIEAM, “o polo de Duas Rodas de Manaus é um exemplo de como o Brasil pode competir globalmente, com alta capacidade produtiva, tecnologia avançada, processos sustentáveis e uma rede de fornecedores que garante qualidade e agilidade ao consumidor”.

O setor se destaca ainda pela qualidade e sustentabilidade: 65% da produção utiliza motorização flexfuel, reforçando o compromisso com soluções limpas e eficientes. As motocicletas brasileiras oferecem garantia média de dois a quatro anos e ampla rede de reposição, garantindo atendimento rápido e eficiente.

Os dados foram apresentados no webinar “Diálogos Amazônicos”, com participação de líderes da Abraciclo, FGV EESP e empresas do setor, reforçando a relevância do PIM como referência global na produção de veículos de duas rodas.