Frasle lança revestimento de embreagem para Scania

A Frasle apresenta o novo revestimento de embreagem RC/963, indicado para caminhões Scania Série 5 fabricados entre 2020 e 2026. O componente foi desenvolvido para atender às exigências do transporte pesado de cargas, com formulação livre de amianto e metais pesados.

Segundo a empresa, o revestimento oferece resistência a altas temperaturas e à centrifugação, além de contribuir para um acoplamento suave durante as trocas de marcha.

Revestimento é essencial para o funcionamento da embreagem

Fixado ao disco da embreagem, o revestimento é responsável por transmitir o torque do motor à transmissão de forma progressiva. O componente também ajuda a evitar deslizamentos durante as trocas de marchas e arrancadas.

Com o uso porém, o material sofre desgaste natural. Entre os sinais de comprometimento estão patinação da embreagem, pedal duro, trepidações, cheiro de queimado e dificuldade no engate das marchas.

Renato Susin, Consultor de Marketing de Produto da Fras-le, alerta que ignorar esses sinais pode aumentar o custo do reparo. Quando o revestimento chega ao limite de desgaste, os rebites podem entrar em contato com o volante do motor e o platô, provocando danos aos componentes.

Além de elevar os custos de manutenção, o desgaste excessivo pode resultar em paradas inesperadas e riscos à segurança durante a operação.

Para mais informações, acesse: www.fraslemobility.com/

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.