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Dicas de Controle – Manutenções de frota

Cada vez mais temos a necessidade de garantir a confiabilidade da frota rodante, reduzir SOS e com isso custos mensuráveis e não mensuráveis como a propaganda negativa de um veiculo com a sua marca na beira da rodovia com capô aberto.

Preditiva

A preditiva trabalha com antecipação do defeito por substituição da peça com base em estatísticas de trocas e testes de esforço.

Recomendo fazer apenas com itens chaves, esse evento malconduzido poder elevar e muito o custo da manutenção por km.

Outra recomendação faça análise dos fluidos, óleo e combustível, o resultado com certeza vai nortear uma manutenção mais assertiva evitando uma perda de motor, diferencial, cambio e periféricos.

Faça essa bem-feito e vai reduzir de mais o custo da sua frota.

Preventiva

A preventiva que todos julgam saber e fazer nem sempre é feita de forma correta.

O princípio da preventiva é dar manutenção e vistoria nas peças antes que elas se danifiquem, uma peça com defeito ataca outras que participa do conjunto, exemplo pastilhas com excesso de rodagem que danificam o disco de freio.

Para melhor prever nos apoiamos no manual dos fabricantes, la aponta o que tem que ser verificado nas revisões de lubrificantes e quilometragem que deve ser substituído os filtros e óleo com suas marcas devidamente homologadas.

Minha dica é pegar informações com os concessionários sobre tempo médio de vida dos componentes como Embreagens, turbinas, lonas de freio, pastilhas para que você faça uma boa escala de manutenção.

Importante você saber quantas preventivas vai fazer e qual o custo estimado dessa preventiva.

Preventiva Situacional

A situacional é nova, ela tende a verificar as particularidades das frotas, piso, temperatura, nível de esforço, intempéries etc.

Um exemplo é um lugar com bastante pó como mato grosso do sul, o fabricante manda trocar o filtro de ar do motor com 90.000km, nesse caso vai trocar com 30.000km pois satura rapidamente devido essa particularidade da região, melhor trocar um filtro de custo ínfimo do que trocar, turbina, e itens mais graves dentro do motor.

Se fizer análise de óleo e achar silício nele significa que o filtro não está muito eficiente, antecipe a troca do mesmo.

Ajuste a sua preventiva conforme a situação da sua frota, faça teste customize peças, teste outras marcas, entenda sua operação e fara o carro dar rendimento acima do esperado.

Corretiva

Quando uma peça não está na inspeção preventiva ou possui quebra prematura causa uma parada abrupta, podendo virar um SOS (guincho) ou vem rodando para o reparo.

Nesse caso interessante colocar ela no radar, chamar os fabricantes e discutir sua quebra.

Significa não descartar até achar o defeito causador do problema.

E pleitear a garantia, se existem muitas quebras dessa forma a resposta e simples, ou as peças são de má qualidade ou a preventiva, preditiva, situacional está muito falha, refaça toda a programação para que isso não se repita e suas análises comecem a focar mais na execução da manutenção do que na qualidade dos itens, forme comitê de qualidade e análise de materiais.

Foco no processo de manutenção, deixe a qualidade para o comitê e existindo falhas prematura chame imediatamente a fábrica.

Cristiano Moreti, profissional com 25 anos de experiência em toda a cadeia de suprimento, gestão de manutenção, gestão de pneus, gestão de abastecimento do setor automotivo
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