Reparador deve estar atento à realização correta da limpeza, que contempla todo o sistema de combustível, evitando defeitos e mau funcionamento
A limpeza do tanque de combustível é fundamental. A bomba de combustível é um dos cinco componentes do sistema de combustível, que tem a função de transportá-lo do tanque para o motor, permitindo assim o seu funcionamento, tanto de carga, quanto rotação e temperatura. Além da escolha correta da bomba de combustível: somente para gasolina, ou etanol, ou bicombustível (gasolina/etanol), o cuidado com a boa manutenção do veículo começa na instalação correta do componente, fundamental o bom funcionamento de todo o sistema.
Segundo levantamento da Delphi Technologies, apenas 18% dos reparadores realizam a limpeza do tanque de combustível ao efetuar a substituição da bomba de combustível. O levantamento também mostra que 82% das bombas de combustível são instaladas em tanques de combustível contaminados. Em longo prazo, possíveis sujeiras podem entupir as mangueiras, ou ainda, provocar o desgaste nas turbinas, levando a possíveis danos no sistema.
Pensando nisso, a Delphi Technologies separou 10 passos para uma limpeza correta do tanque de combustível, veja:
1- Faça a drenagem do combustível em um recipiente apropriado
Ao preparar para a limpeza do tanque é recomendado que o motorista gaste o máximo de combustível para facilitar a drenagem pelo mecânico. Se não for possível, a drenagem deve ser feita em um recipiente apropriado para receber o combustível e armazená-lo, visando a segurança e a menor contaminação. Observe a capacidade e a limpeza.
2- Limpe toda a ferrugem e sujeiras no topo do tanque
Faça uma limpeza completa para retirar ferrugens e sujeiras. Em longo prazo, essas partículas podem entupir mangueiras, provocar desgastes nas turbinas e filtros, entre outras peças do sistema de combustível, provocando danos especialmente na bomba.
3- Remova a bomba de combustível
A bomba de combustível, quando danificada, geralmente não permite reparos, sendo necessária sua substituição. Para uma manutenção correta, ao substituir a bomba de combustível é importante realizar a limpeza do tanque, conforme mencionado acima, trocar filtros e verificar todo o sistema.
4- Balance o tanque
Em movimento de redemoinho, balance o tanque de combustível para ajudar a soltar sujeiras e ferrugem, entre outros.
5- Limpe o interior do tanque com um pouco de água com espuma de sabão
Para uma limpeza completa e eficiente, misture espuma de sabão com água e limpe o interior do tanque de combustível, para que haja remoção das possíveis sujeiras.
6- Use uma solução de limpeza específica
Também em movimento de redemoinho, use uma solução própria para limpeza de tanque de combustível para intensificar a remoção de todos os resíduos existentes.
7- Drene o tanque e faça a secagem com compressor;
Retire novamente o líquido utilizado na limpeza do tanque de combustível e comece a preparar para a secagem. Utilize compressor de ar para secar seu interior. Dessa forma, o reparador evita que novas partículas contaminem o tanque.
8- Use toalha livre de fiapos
Fique atento para não utilizar panos ou toalhas que soltem fiapos, para não contaminar novamente o tanque de combustível. Portanto, observe se o material é apropriado para realizar mais essa etapa de secagem.
9- Faça a inspeção do tanque, caso haja dano faça a substituição
Ao realizar a limpeza do tanque de combustível aproveite para inspecioná-lo. Verifique se não há remendos, rachaduras, vazamentos ou qualquer outro tipo de dano irreparável. Caso aconteça, realize a troca.
10- Aguarde até a secagem total do tanque, aproximadamente 30 minutos.
Para voltar a utilizar o tanque de combustível, é necessário que ele fique completamente seco, para não contaminar o combustível. Para isso, recomenda-se aproximadamente 30 minutos para a secagem completa.
As bombas de combustível são componentes extremamente delicados, e que podem apresentar problemas se mal instalados ou expostos a situações agressivas. A correta instalação evita que o veículo pare de funcionar ou apresente mau desempenho.