A troca da bomba de água do motor Audi 1.4 TFSI é um procedimento que exige cuidados na desmontagem e montagem dos componentes
A Volkswagen e a Audi, fabricantes de veículos que integram o mesmo grupo, utilizam motores semelhantes. O Audi Q3 2017, tem o motor turboalimentado 1.4 TFSI, enquanto que a Volkswagen aplica em seus modelos o 1.4 TSI, da família EA 211. Ele está no Jetta, Polo GTS e Virtus GTS, T-Cross e Tiguan.
Estes motores têm um componente comum, a bomba de água. Além disso, utilizam duas válvulas termostáticas, pois trabalham com temperatura diferente no cabeçote e bloco. A fabricante japonesa de bombas de água e óleo Nidec é fornecedora do Grupo VW na Europa. Ela está presente no Brasil, com fábrica instalada em Indaiatuba (SP), a multinacional comercializa a peça no mercado de reposição brasileiro.
Nesta reportagem, a Revista Reparação Automotiva acompanhou o processo da troca da bomba de água no Audi Q3. O procedimento foi feito na oficina Power Class, em São Bernardo do Campo (SP), que é dirigida por Nilson Patrone, e contou com a colaboração de Cláudio Coppia, diretor técnico comercial da Nidec.
O primeiro sinal que mostrou a necessidade de substituição da peça foi o vazamento do liquidode arrefecimento, notado na parte inferior do carro. O vazamento foi mostrado na parte inferior do carro. Após retirar a bomba, o vazamento foi confirmado, pois na parte superior, da peça, o liquido deixou a cor avermelhada.
Desmontagem do motor Audi 1.4 TFSI para troca da bomba de água
1. Retirar o tubo de pressurização
2. Retirar o tubo do respiro do motor
3. Soltar o parafuso da capa da correia com chave Torx 30
4. Marque a posição das abraçadeiras e utilize uma chave de abraçadeira para soltar a mangueira
5. Com a chave Torx 30 soltar os parafusos restantes da capa da correia e retirá-la 6 Na sequencia soltar o suporte do chicote
7. Com a chave especifica soltar a o suporte da mangueira da bomba de água
8. Soltar a mangueira do tubo d´água
9. Soltar a mangueira inferior e superior do radiador.
10. Soltar as duas mangueiras do sistema de ar quente, se necessário, com cuidado para não romper a mangueira, utilizar uma chave de fenda para auxiliar na retirada
11. Com chave Torx 30 soltar o 6 parafusos que fixam a bomba
12. Em seguida retirar a bomba de água.
13. Retirar a correia dentada que movimente a bomba
Obs: Após retirar a correia verificar o estado de conservação. “Caso o veículo tenha rodado mais de 70 mil km ela deve ser substituída. Com menor quilometragem substituir se tiver algum dente quebrado, ou apresentar outro sinal de fadiga. Neste caso o carro esta com 35 mil km rodados e não foi necessário trocar a correia”, avalia Nilson.
Montagem
14. Depois de retirar a bomba de água é necessário limpar o local onde ela é fixada.
Obs: Não é necessário passar silicone para montar a peça nova. “Depois de montada, o silicone se solidifica pode soltar pequenos pedaços que irão se instalar no selo da bomba, ou até mesmo na válvula termostática”, alerta Cláudio.
Montagem do motor Audi 1.4 TFSI para troca da bomba de água
15. Antes de montar a bomba no bloco é necessário instalar e tensionar a correia na bancada. Isso porque ela não tem esticador automático. O procedimento é feito com um torquimetro e deve ser aplicado 20 Nm de torque.
16. Para auxiliar o assentamento da bomba no bloco, utilizar uma pequena camada de vaselina, mas atenção!
Não utilizar nenhum produto derivado de petróleo, pois futuramente pode prejudicar o sistema
17. Colocar a bomba no local correto, instalar o parafuso guia e a correia e depois encoste todos os parafusos.
18. Ajuste a tensão da correia com o torquimetro. Aplique 20 Nm e verifique se a correia está dentro da polia. Caso algum dente fique fora é necessário fazer o procedimento novamente.
19. Em seguida colocar o parafuso guia e depois os parafusos restantes de maneira cruzada.
20. Após fixar a bomba, montar mangueira inferior e superior, mangueira do tubo d´água, suporte da mangueira da bomba de água, suporte do chicote, mangueira e capa da correia. Siga o processo inverso da desmontagem.
21. Deixe a mangueira de retorno aberta para retirar o ar do sistema
22. Abastecer o reservatório de expansão com o aditivo recomendado pela fabricante do veículo. Caso seja um aditivo concentrado, é necessário diluir. Neste caso a proporção é de 50% de aditivo e 50% de água desmineralizada.
Obs: “O reparador precisa ficar atento. Não misture aditivo de marcas diferentes. Caso não saiba qual a marca do aditivo, o recomendado é esvaziar o sistema e colocar aditivo novo”, alerta Coppia.
23. Após iniciar o processo de abastecimento do reservatório de expansão, preste atenção na mangueira de retorno. Quando vazar o liquido, a mangueira deve ser recolocada, pois o ar saiu do sistema
24. Recolocar o tubo de pressurização
25. Para finalizar, ligar o motor. Checar o nível do liquido de arrefecimento, esperar a ventoinha ligar três vezes e checar a temperatura com o aparelho.
Mais informações:
SAC Nidec: 0800 936 8484
(11) 9 7422-0509
sac@nidec-gpm.com.br
Power Class: (11) 4396-1887 / www.powerclass.com.br
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