Os mecanismos assistidos por um motor elétrico, quando comparados aos mecanismos de direção por assistência hidráulica, trazem algumas vantagens essenciais ao funcionamento de um veículo. A começar pela economia de energia, pois esse sistema opera somente quando a assistência é requerida. Em seguida há redução de peso, já que os subcomponentes do sistema de direção são mais compactos. Há ainda a maior proteção ao meio ambiente, devido à total ausência de líquido hidráulico e menor consumo de combustível/emissão de gases de combustão na atmosfera.
Em sua versão mais utilizada na atualidade, o sistema Electric Powered Steering Column – EPSC com assistência na coluna, possui arquitetura inteligente, adaptável para um amplo leque de veículos, desde utilitários até carros de passeio, ao mesmo tempo em que reduz os custos com manutenção durante o seu ciclo de vida em relação a outros sistemas.
O sistema consiste na utilização de uma direção mecânica com assistência feita por um motor elétrico instalado na coluna de direção do veículo. O torque exercido no volante do veículo é transmitido à uma ECU (Eletronic Control Unit) por meio de sensores de ângulo. Assim, o sistema é capaz de identificar a movimentação do veículo e determinar o nível de assistência necessária para que o motorista tenha uma condução segura e confortável.
Cuidados com o manuseio
De acordo com Tales Miranda, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos “a ZF Aftermarket não recomenda qualquer tipo de intervenção ou manutenção nos sistemas eletrônicos de controle (ECU) ou na coluna do EPSC, sob risco de comprometer a segurança do condutor, assim como a realização de programações na ECU, comprometendo a integridade dos seus dados (Cyber Security)”.
Ao acender a luz de advertência no painel, indicando alguma anomalia no sistema EPSC, o veículo deve ser conduzido à uma oficina especializada para verificação da falha. A solução para o problema varia desde um simples reset dos parâmetros até a troca do conjunto completo do EPSC.
Durante uma intervenção incorreta na coluna do sistema é possível ocorrer o seu comprometimento parcial ou total. Nestes casos, para segurança do condutor, a ZF Aftermarket recomenda a sua troca. Também não é recomendada a aquisição do conjunto EPSC de carros usados ou batidos, pois não há como garantir a integridade dos componentes internos do sistema. Prova disso é que componentes da coluna são proibidos de serem comercializados pela Lei dos Desmanches do Estado de São Paulo.
Ao remover a caixa de direção do veículo, é necessário que sejam tomados cuidados com o airbag, a fim de evitar seu comprometimento. Isso é possível com os seguintes procedimentos de segurança: centralização do volante e da caixa de direção; travamento do volante; retirada da chave do contato; desconexão do polo negativo da bateria.
Tales ressalta que é necessário aguardar a descarga da eletricidade armazenada no módulo do sistema. “O tempo adequado para o processo de descarga deve ser verificado no manual de cada veículo.”
Após a montagem da coluna do sistema EPSC, é necessária a utilização de um equipamento de diagnósticos (scanner) para realizar as devidas parametrizações na ECU, como: calibração do sensor de ângulo de direção (Calibration steering angle sensor); definição da posição absoluta da direção (Set absolute steering position – ASP); e programação do número de chassis (VIN programming).
“É importante lembrar que também é necessário realizar a parametrização do sistema quando houver qualquer alteração no alinhamento e geometria das rodas ou manutenção na suspensão do veículo. A bateria nunca pode ser desconectada enquanto o sistema de direção estiver ativo, pois há o risco de perder os parâmetros, sendo necessário realizar novo procedimento”, finaliza Tales.
A ZF Aftermarket preparou uma tabela de recomendações e alertas importantes sobre o manuseio do sistema EPSC: