fbpx

Você sabe quando o amortecedor foi inventado?

Imagine você que quando os primeiros automóveis começaram a ser produzidos, no final do século XIX, o amortecedor não existia. Os motoristas sofriam com a instabilidade dos veículos nas ruas. Era muito fácil perder o controle em uma curva, por exemplo. Os pneus também furavam constantemente, pois sofriam muitos impactos.

Modelo T de 1911 da fábrica de automóveis de Henri Ford.
Fotos; Divulgação Internet

Para solucionar essas questões de segurança, estabilidade e conforto do veículo, a Monroe foi a primeira empresa a criar, em 1926, o precursor dos amortecedores: o eliminador de vibrações. O equipamento era hidráulico e possuía um pistão vertical interno.

Na década de 1930, a empresa desenvolveu o amortecedor de dupla ação, que era composto por duas câmaras – uma de compressão e outra de tração – divididas pelo pistão e por válvulas calibradas. Com essa evolução, o amortecedor passou a suportar grandes impactos.

Nos anos 1950, a Monroe lançou o amortecedor telescópico de dupla ação, com o pistão e a haste deslizando dentro de um tubo de pressão. Ao longo dos anos, a empresa seguiu inovando e desenvolveu, nos anos 1960, o Monro-Matic®, que foi inserido como peça original para quase todos os veículos fabricados no Estados Unidos.

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários

Leia mais notícias da seção Reparação Motos

Leia a seção de curiosidades do mundo da reparação automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *