Vivemos em um país tropical com altas temperaturas, principalmente durante o verão. Por tudo isso, um dos acessórios essenciais que todos buscam na hora de adquirir um carro é o ar-condicionado, mas você sabe quando surgiu o ar-condicionado automotivo?
O ar-condicionado foi inventado em 1902 pelo americano Willis Carrier, um engenheiro que tinha na época 25 anos que inventou um processo mecânico para condicionar o ar, mas o casamento entre essa invenção e os automóveis foi surgir apenas em 1939, com o Packard 180.
A implementação do ar-condicionado dentro do veículo ainda era rudimentar, o conjunto era composto por um enorme compressor e uma colmeia condensadora na dianteira, no cofre do motor. No porta-malas ainda ficava uma central térmica, com aquecedor, ventilador e um conjunto de bobinas resfriadoras. A comunicação entre todas as partes era feita por uma tubulação localizada no assoalho, que conectava a parte dianteira com a traseira e a traseira com o painel do carro.
Como se percebe, ainda era uma tecnologia em fase inicial e apresentava algumas dificuldades, como a impossibilidade de controlar o fluxo de ar, o que fazia com que as pessoas desligassem o motor, desceram do carro e soltar a correia do compressor de forma manual. Com tudo isso, as vendas começaram a cair e em 1942 ele foi descontinuado.
A modernização para um sistema parecido com o que temos hoje em dia veio com o Nash Ambassador 1954. O sistema era todo montado na dianteira do carro e tinha um compressor dotado de embreagem elétrica e comandos no painel, o que dava a liberdade ao motorista de regular a intensidade e ligar e desligar o ar-condicionado sem sair do veículo.
Quando surgiu o ar-condicionado automotivo no Brasil
Aqui no Brasil, o ar-condicionado automotivo chegou em 1966, com o Aero-Willys Itamaraty. O modelo era destinado a transportar autoridades políticas, celebridades e membros da alta classe e foi também a primeira limusine nacional.
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