fbpx
Falha do circuito do motor de passo do Nissan Sentra / transmissão JF011-E

Falha no circuito do motor de passo do Nissan Sentra / transmissão JF011-E

Saiba como realizar o correto diagnóstico e inspeção para identificar a falha no circuito do motor de passo do Nissan Sentra

diagnóstico e inspeção do motor de passo do Nissan Sentra, transmissão JF011-E

O motor de passo muda o passo girando 4 bobinas ON/OFF de acordo com o sinal recebido pelo TCM. Como resultado, o fluxo de pressão de linha para a polia primária é alterado e  a relação das polias é controlada. (Tabela 1)

Procedimento de Diagnóstico da Falha no circuito do motor de passo do Nissan Sentra

Terminais do TCM e valores de referência

1. Verifique os sinais de entrada: Funcione o motor / Selecione a função “LISTA DE DADOS” / Ande com o veículo e leia os valores de “STM STEP”, BOBINA A, B, C e D. (SMCOIL A, B, C e D). (Tabela 2)

2. Inspecione o chicote entre o TCM e o motor de passo: Ligue a ignição / Desconecte o conector da transmissão CVT e o conector do TCM (A) / Inspecione a continuidade entre os terminais do conector do TCM (A) e os terminais do conector da transmissão CVT (B).(Tabela 3)

3. Verificação do motor de passo: Inspecione o motor de passo. Substitua caso não OK / Desligue a ignição / Desconecte o conector da transmissão CVT / Verifique a resistência entre os terminais do chicote da transmissão CVT e a massa.

4. Verifique novamente o código de falha (DTC): Se o código de falha apaga e não mais retorna, OK e fim do serviço. Se o código retorna, vá para o passo 5.

5. Inspecione o TCM: Verifique os sinais de entrada e saída do TCM. Se estiverem todos OK, inspecione os pinos do TCM quanto a danos ou conexão defeituosa ou oxidação. Caso negativo, substitua o TCM.

Recentemente recebemos casos em oficinas de nossos consultores em que o código de falha P1777 estava armazenado e o problema não era o motor de passo em si, porém o problema era mau contato nos terminais do TCM, conforme as fotos abaixo mostram.

Portanto, recomendamos aos técnicos associados que antes de substituir o motor de passo, façam as verificações iniciais informadas neste boletim de serviço. Ao lado, reproduzimos as informações técnicas e diagrama elétrico das peças envolvidas.

Reproduzimos a seguir as fotos do defeito encontrado na oficina de nosso consultor técnico:

Motor de passo da transmissão JFOll-E
Oxidação nos terminais do módulo da Transmissão (TCM)
Chicote da transmissão com oxidação visível

Carlos Napoletano 
Diretor Técnico da Aptta Brasil
www.apttabrasil.com

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *