A ZF é fornecedora do novo SUV Corolla Cross que acaba de ser lançado pela Toyota no Brasil. O veículo vem equipado com componentes da ZF em todas as versões disponíveis aos consumidores brasileiros, sendo duas versões à combustão (XR e XRE) e duas versões híbridas (XRV e XRX).
As Barras de Ligação ou Tie Rods da ZF atuam como a conexão entre a caixa de direção e as rodas. “Este componente permite que o motorista conduza o veículo com total segurança e comodidade em cada manobra, contribuindo para que a direção funcione de maneira ao mesmo tempo suave e extremamente precisa”, explica Marcelo Castro, Gerente Sênior de Negócios da unidade de componentes de chassis da ZF.
Outro item ZF são os pivôs de suspensão. São juntas esféricas que reforçam a segurança oferecendo alta precisão na suspensão e em manobras, inclusive em situação de maior velocidade ou mais extremas e severas. Além disso, por sua robustez, as juntas esféricas produzidas pela ZF contribuem para maior estabilidade nos mais variados modos de condução.
Para acrescentar ainda maior robustez, conforto e confiabilidade ao novo SUV médio, a Toyota optou em equipá-lo com os tirantes de barra estabilizadora produzidos pela ZF. “Esse componente permite que o Corolla Cross tenha excepcional estabilidade, mesmo ao entrar em curvas acentuadas”, comenta Castro.
Os estabilizadores ZF foram projetados para oferecer máxima segurança e estabilidade em curvas. Esse componente atua de modo a reduzir a tendência do veículo se projetar para o lado oposto da curva, corrigindo os efeitos deste fenômeno físico e mantendo o carro completamente estável. Ou seja, o motorista não tem a sensação iminente de derrapagem.
“Os componentes ZF, embora não estejam expostos, serão, certamente, sentidos pelos clientes que adquirirem o novo SUV médio da Toyota. São clientes exigentes que buscam encontrar neste novo veículo os já muito bem conceituados atributos técnicos dos automóveis da marca que sempre primou em aliar alto desempenho sem nunca abrir mão de oferecer total segurança”, comenta Roberto Nakai, Gerente Sênior de Vendas da ZF.
O Corolla Cross vem equipado, na versão à combustão, com motor 2.0 Dynamic Force flex de 4 cilindros em linha que gera 177 cavalos de potência. Já a versão híbrida vem com motorização 1.8 que somado à unidade elétrica de propulsão vai gerar potência de 128 cv. O utilitário-esportivo (SUV) será exportado para 22 países da América Latina e Caribe.