A Tecfil chega aos 68 anos de atividade, comemorados no dia 20 de março, consolidando sua posição como uma das maiores fabricante de filtros automotivos da América Latina, com capacidade para produzir 9 milhões de unidades ao mês.
Com um sistema de produção automatizado e que conta com as tecnologias avançadas da indústria 4.0, as duas unidades fabris da Tecfil, localizadas em Guarulhos (SP), confirmam sua capacidade para atender todo o mercado brasileiro e outros mais de 60 países.
“Nossa forte base local de produção nos permitiu lançar 246 novos produtos em 2020, e a previsão é superar este número de lançamentos em 2021”, conta Plinio Fazol, gerente de marketing e novos produtos da Tecfil.
A empresa dispõe de laboratórios móveis preparados para atender as demandas de mercado. São seis unidades equipadas com sistema de áudio visual de última geração e equipamentos amparados em tecnologias modernas, que conseguem alcançar resultados mais precisos. As unidades circulam por todas regiões do País realizando visitas técnicas, homologações e diversos testes de filtros. Nos últimos dois anos, as unidades móveis realizaram aproximadamente 3.000 visitas a clientes em diferentes cidades brasileiras.
A preocupação com o meio ambiente também é um compromisso da Tecfil, que promove o uso racional dos recursos naturais em seus processos. A empresa possui uma estação de tratamento de efluentes para viabilizar o reuso da água na linha de produção e faz a captação e armazenamento de água de chuva para utilização em diversas áreas da planta. Além disso, mantém uma central de resíduo para que seja realizado o correto descarte, conforme a legislação ambiental Brasileira, e participa do Projeto Descarte Consciente, da Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos e Industriais (ABRAFILTROS), que coleta e recicla os filtros do óleo lubrificante automotivo.
O sucesso da trajetória de 68 anos também está ligado ao investimento em pessoas. A companhia foi reconhecida pela 12ª vez pelo Guia Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar. “As pessoas são nosso maior ativo, e investimos fortemente em seu desenvolvimento, pois acreditamos que os bons resultados dependem não só de novas tecnologias, mas principalmente das pessoas por trás dos robôs”, afirma Ana Paula de Oliveira, gerente de Recursos Humanos.
A empresa investe em programas de recursos humanos, como o Carreira de Sucesso e o Crédito Educativo. O primeiro busca identificar profissionais com potencial de assumir novos desafios, que passam por programas de aprendizado, focados em diversos assuntos ao longo de um ano, e o segundo, oferece bolsas de estudo de cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e MBA.
“As pessoas têm que participar dos processos evolutivos, comprar as ideias e crescer com elas, e, consequentemente, o retorno acontece”, destaca Ana Paula, ao comemorar também o fato de que, na Tecfil, os robôs não substituíram as pessoas.