A nova Sonda Lambda MTE-THOMSON, chega para reposição com uma nova tecnologia já aplicada nos veículos no Brasil.
O novo item tem uma característica interessante pois não possui uma câmara de referência na cerâmica que mede o oxigênio da atmosfera, que com a nova tecnologia, é criado eletronicamente pela ECU. Seria semelhante a uma Banda Larga, com um chaveamento entre mistura rica e pobre como se fosse uma Planar normal.
A nova sonda também tem 4 fios, mas com o diferencial de que um deles (o fio do aquecedor) é VERMELHO! Isto pode ajudar na hora de identificar o produto no veículo.
Outra característica importante a ser destacada é que o aquecedor da nova sonda também é diferente, está entre 3 e 5 ohms em temperatura ambiente.
Importante reforçar que essas tecnologias não são intercambiáveis. Portanto não podemos substituir um tipo de sonda por outro. Vale ressaltar também que a Sonda Universal jamais poderá ser utilizada.
A empresa ainda explica que o mesmo modelo, motor e ano o veículo pode conter mais de um tipo de sonda lambda diferentes, o que muda é o Sistema de Injeção Eletrônica. É fundamental sempre conhecer o sistema, saber diferenciar os tipos de sonda e ter muita atenção na aplicação!
Esta tecnologia se junta as demais disponíveis no portfólio como: Convencional, Planar, Sonda A/F e Banda Larga 5 fios.
A nova geração da Sonda Planar tem também a tradicional numeração da MTE-THOMSON que facilita muito a aplicação. Ela será conforme o exemplo: 8401.40.040, onde 84 é a tecnologia, 01 é a aplicação, 40 é o número de fios e 040 é o tamanho em centímetros.
A MTE-THOMSON foi a primeira indústria a produzir a Sonda Lambda no Brasil e agora também é a ÚNICA a oferecer as cinco tecnologias utilizadas nos veículos para reposição. Todas fabricadas no Brasil.
Abaixo alguns veículos da frota que utilizam a SONDA LAMBDA PLANAR NOVA GERAÇÃO:
MOBI, PALIO e UNO da FIAT;
KICKS, MARCH e VERSA da NISSAN;
KWID, LOGAN e SANDERO da RENAULT;
FOX, GOL G6/G7, GOLF, SAVEIRO, SPACEFOX, UP!, VOYAGE e VIRTUS da VOLKSWAGEN.
Acho eu ,que tenhamos problemas ,entre as sondas universal com essa aplicação, algumas centrais irão ter dificuldade de reconhecer a curto prazo e longo prazo, enfim ,tiro pela tecnologia.