Nesta edição vamos tratar de um assunto que traz algumas dificuldades e dúvidas nas oficinas reparadoras independentes “Sistemas de gerenciamento de energia veicular”.
Anos atrás a única fonte de controle de energia no veículo era o alternador, que tinha a função de recarregar a bateria conforme a energia era consumida.
Nos automóveis atuais, a situação mudou. Agora o veículo tem um sistema que conforme a demanda de consumo, ele desliga certos acessórios por Autonomação. Isto mesmo você não leu errado, vamos entender:
Autonomação – é um sistema programado para que leia os parâmetros, interprete e tome uma decisão, ou seja desliga ou deixa ligado.
Automação – o sistema é programado para ligar ou desligar ao receber um comando, exemplo o controle remoto do alarme.
Pois bem, o sistema Autônomo, mais comum e já conhecido das oficinas, foi aplicado na linha francesa PSA, quando o MODO ECO, aparecia no display, indicando modo de economia de energia.
Mas hoje vai além, pois os carros tem um módulo de gerenciamento de energia, você troca a bateria e tem que apresentar para o veículo que a bateria foi trocada, exemplo:
BMW, MB, GM, JEEP, FIAT, VOLVO, JAGUAR, LAND ROVER.
Estas unidades irão controlar os acessórios que serão instalados no veículo, monitorando sua corrente elétrica (consumo de energia).
Temos também um sensor de bateria:
Instalado na bateria, este sensor irá informar a necessidade de recarga e também se o consumo estará compromete uma nova partida no veículo. Tenha muita atenção a estes itens, pois são peças de substituição de alto custo e não permitem serem isolados, ou seja, cancelados.
VAMOS A SITUAÇÕES QUE ESTÃO DEIXANDO MUITAS OFICINAS PERDIDAS!
Desde sua chegada ao mercado, o Jeep Renegade, traz certos desconfortos aos proprietários, que optam por um carro estilo Off Road de menor custo, e com isto a procura por acessórios, o mais comum é a instalação de kit multimídia e câmera de ré. Este kit tem ocasionado anomalia ao sistema de Airbag.
Qual o real problema?
O problema está na falta de documentação técnica e conhecimento técnico por parte daqueles que irão instalar o acessório!
Procedimento correto:
1º- Verificar o diagrama elétrico do veículo,
2º – Identificar a corrente elétrica do acessório a ser instalado,
3º– Não realizar cortes ou emendas no chicote original do veículo.
Caso Real
Recebemos um Jeep Renegade 2020, com luz de airbag acesa. O cliente relatou que após instalar a multimidia em uma loja de acessórios o veículo passou a apresentar a falha.
Diagnóstico
1º– Conferimos com scanner quais anomalias indicavam o motivo da luz acesa.
2º – Conferimos a instalação do acessório,
3º – Verificamos a condição de reprogramação do sistema de airbag, pois o mesmo acusa falha de montagem do sistema.
Resultado:
Tensão de bateria ok, e sensor de bateria operante.
Retiramos a multimídia e conferimos suas características técnicas e de instalação.
Conferimos que o sistema instalado possuía o chicote plug and play, onde é só ligar, não sendo necessário realizar cortes no chicote elétrico, mantendo a originalidade.
Tudo estava instalado corretamente, mas porque causou a falha?
Vamos ao diagrama:
É preciso identificar qual o modelo de veículo você está trabalhando, pois para muitos o carro é o mesmo, mas conforme suas configurações, ele possui controlador ou não para devidos acessórios.
O Jeep tem sistema de áudio com:
Na configuração básica com rádio, ele não tem ligação ao módulo de controle de energia.
Já na configuração VP4, VP2 e B7, eles são ligados ao módulo de controle de energia.
O defeito ocorre devido a instalação de uma multimídia não original de baixa qualidade, geralmente de baixo custo financeiro, e a mesma vem com a configuração de rádio em seu plug, porém sua corrente elétrica é mais elevada que um simples rádio.
Resumindo
Não instale acessórios em veículos sem ter o domínio técnico e informação técnica sobre o mesmo.
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