Apesar da pandemia, montadora mantem plano de produção em série ainda este ano
O Volkswagen e-Delivery, primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e testado no Brasil, deve ter seu lançamento em escala comercial ainda este ano, apesar da pandemia. Com autonomia de 200 quilômetros e capacidade de carga entre 9 e 11 toneladas, ele chegará equipado com um motor elétrico produzido pela WEG de 109 cv de potência e 50,1 kgfm de torque e transmissão automática.
O sistema elétrico é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) importadas da China pela Moura com tempo para recarga completa estimado em três horas.
São mais de 100 avaliações rumo ao lançamento, desde temperaturas extremas até análises de interferências eletromagnéticas, que vão corresponder ao equivalente a cerca de 400 mil quilômetros para comprovar a eficiência e a confiabilidade do veículo em todo tipo de condição.
“O mercado já conhece a confiabilidade e robustez da nossa marca e nossa rede de concessionárias. O lançamento do caminhão elétrico segue o mesmo rigor de todos os nossos veículos para garantir a segurança necessária na operação com o melhor consumo de energia e confiabilidade do produto. Ao mesmo tempo, avançamos em toda a preparação na infraestrutura da fábrica e treinamento de toda a cadeia envolvida no negócio para a estreia comercial com a responsabilidade que todos já conhecem da VW Caminhões e Ônibus”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.
Por trás de toda essa pesquisa e desenvolvimento, está a maior frota de protótipos elétricos para testes em andamento no país e uma equipe de mais de 50 profissionais envolvidos diretamente na execução, aquisição de dados e avaliação dos resultados. Ao longo desses dois anos e meio, veículos elétricos VW rodam com mais de 250 pontos de instrumentação para monitorar o desempenho específico de cada novo componente.
Para enriquecer o resultado, os caminhões e-Delivery percorrem rotas na cidade de São Paulo, mas também na região da fábrica no Sul Fluminense, com condições reais de tráfego. Além disso, todo o trabalho é acelerado com simulações no campo de provas do centro mundial de desenvolvimento da VWCO, localizado na fábrica, em Resende (RJ).
Uma infraestrutura de carregadores de alta potência, com diferentes modelos, foi montada para dar suporte à validação e aos testes num ritmo acelerado. Os veículos rodam 24 horas por dia em três turnos, sete dias por semana, com o objetivo de acumular a máxima quilometragem antes de chegarem definitivamente nas mãos dos clientes e às ruas.
Além de inúmeros novos testes de segurança e específicos para os sistemas de alta tensão do veículo, desenvolvidos seguindo os mais rigorosos padrões internacionais, o elétrico da VWCO passa por avaliações tradicionais de desenvolvimento, durabilidade e desempenho, assim como em qualquer novo modelo da marca. Todo o trabalho é feito para garantir o lançamento com a responsabilidade que sempre rege a atuação da VW Caminhões e Ônibus.