Você já se deparou com alguma dúvida do tipo, qual aditivo comprar?
Normalmente a pergunta é feita para um amigo e, no caso do âmbito profissional, para o gerente de manutenção e muitas vezes a reposta é feita da seguinte forma: “Compra o verde que é original”. Ou então indicam as marcas líderes de mercado.
Amigo reparador, eu recomendo sempre perguntar para um técnico, de preferência da fabricante do produto ou carta de recomendação do fabricante. Normalmente esse documento fica no site do fabricante.
Hoje com os veículos modernos trabalhando com eficiência energética, aumento de temperatura, eles trabalham no limite, por isso se faz necessário que os produtos periféricos acompanhem a tecnologia embarcada no trem de força.
Para cada fabricante existe uma normativa, essa normativa rege um pacote de aditivo que atua na anti corrosão, na fervura e congelamento de todo o sistema de arrefecimento, apropriados para cada motor. Não tem nada a ver com a cor. É só corante!
No passado servia pra diferenciar pacotes de aditivos, mas atualmente no mercado existem todas as tonalidades de cores. Para melhor explicar, segue o link para consulta da Mercedes-Benz direcionado aos proprietários de veículos: https://www.mercedes-benz.com.br/onibus/servicos-e-pecas/produtos-para-sistemas-de-arrefecimento
Agora vamos quebrar os paradigmas.
Seu carro não está mais em garantia, não existe mais a necessidade de comprar o produto original, no momento que atravessamos, onde é necessário reduzir custos, vou mostrar para os senhores que existe a possibilidade de reduzir com economia.
Minha sugestão é se apegar no pacote de aditivos que seu carro necessita. No final é o mesmo produto só que, mais barato porque não precisa pagar para utilizar a marca da montadora. Nenhuma delas produz o produto e seus fornecedores (fabricantes), vendem também no mercado de reposição, dentro da linha da qualidade, sem risco algum para o equipamento. Você pode procurar similares que contem o mesmo pacote, o preço cai mais ainda e você vai proteger da mesma forma seu sistema de arrefecimento.
Dica: Características que você deve procurar independente do fabricante e do corante.
Todos que você for aplicar tem que ter pacote anti corrosão e a base de monoetilenoglicol. Esse produto vai garantir o não congelamento e a proteção extra de fervura, existem produtos com etilenoglicol, com a mesma função mais e menos durável.
Você deve estar perguntando, mas estou no Brasil, aqui não congela! Bom, o monoetilenoglicol vai agir na fervura, não deixando queimar a junta do motor, caso não tenha esse pacote de aditivo a água deve começar a evaporar com 100 graus superaquecendo todo o sistema, com o monotilenoglicol passa dos 150 graus dando tempo para que estacione com segurança protegendo o motor até a chegada do SOS.
Nunca misture os aditivos, pois, os mesmos podem ser de base diferente apesar da mesma cor. Completar só com o mesmo produto ou esgote todo o produto e substitua totalmente do sistema. Preste muita atenção na diluição, normalmente é 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo, mas varia muito por fabricante. Caso não esteja confortável compre o pronto para uso, ele já vem diluído na proporção e com a água correta, ou seja, desmineralizada, livres de metais pesados que pode favorecer a corrosão.