Acompanhe a evolução, os conceitos e manutenção do sistema de climatização automotiva
Arquitetura de como funciona o sistema de ar-condicionado veicular
Quando o ar condicionado foi introduzido no veículo
No dia 04 de novembro de 1939 a Packard Motors de Detroit, apresentava o primeiro automóvel a utilizar um sistema de ar-condicionado. Utilizou um sistema adaptado dos refrigeradores da época, sendo o gás refrigerante, o Freon 12!
Tendências do mercado de ar condicionado
- Novas normas para aprimorar o respeito ao meio ambiente
- O ar-condicionado agora integra os automóveis como produto padrão
- O ar-condicionado está se tornando cada vez mais automático (a temperatura é regulada automaticamente)
De um item de luxo a um equipamento padrão
A qualidade do ar do ponto de vista automotivo
A poluição nas cidades é um tema cada vez mais explorado:
- Informação diária na TV, jornais e revistas…
- O impacto na saúde já conhecido nos sintomas de alergias, falta de ar de adultos e crianças…
- A severidade das normas de trânsito com limites de velocidade, lei seca, rodízios, inspeção veicular…
A violência que muda o comportamento do motorista:
- Vidros fechados, insufilm e cada vez mais carros com ar condicionado…
O ar dentro do veículo pode ser 5 vezes mais poluído que o ar de fora:
- Ao contrário do que geralmente se imagina, desde 2007 a mídia publica essa estatística – Estudo do orgão europeu INSERM/AFSSET…
- Devido ao fato de que a poluição tem origem externa e também interna…
Parâmetros projeto: conforto e segurança
Veículo equipado com ar-condicionado, há algum tempo já deixou de ser luxo:
- Ar mais limpo no interior da cabine, sem fumaça, fuligem, poeira, gases, etc;
- Diminuição no nível de ruídos;
- Melhor conservação de estofamentos e revestimentos;
- Melhor visibilidade nos dias de chuva;
- Maior segurança contra roubos e assaltos;
- Melhora da aerodinâmica.
A disponibilidade de Ar Condicionado
O mercado de A/C tem uma alta sazonalidade
- 6 meses durante a primavera e o verão
É importante que distribuidores, varejistas e aplicadores se prepararem para a época do tempo quente:
- Visão geral do estoque no início da primavera
- Demandas de manutenção de pré-temporada prontas para a época
A segmentação do mercado de climatização
Manutenção 55 % | Reparo 27 % | Colisão 18 % |
Refil / Filtro de ar & Filtro do A/C / Acumuladores Secadores / Detecção de vazamento | Compressores / Acumuladores Secadores / Condensadores / Válvulas de expansão / Sensores / Pressostato / Ventiladores / Parte eletrônica do controle / Evaporadores / Atuadores | Condensadores / Acumuladores Secadores / Válvulas de expansão & Tubos do orifício / Compressores |
A Manutenção
Diagnóstico imediato / Verificação do A/C:
- Circuito do ar
- Circuito do fluido
1º nível do circuito de manutenção do A/C:
- Verifique nível gás refrigerante
- Vazamento gás refrigerante
Troca:
- Filtro de ar (Circuito do ar)
- Acumulador / Secador (Circuito do fluido)
O Reparo
Principais Operações de Quebra:
Compressor + Filtro Secador + Gás
Refrigerante + Vedação da junta/O’rings
- Produtos trocados:
- Radiador de Aquecimento e Evaporador
- Produtos Normatizados:
- Válvula de expansão, Pressostato, Sensor (Circuito do Fluido),
- Ventilador, Parte eletrônica do controle e
- Atuadores (Circuito do Ar)
Principais operações em colisões:
Troca do Condensador + Filtro secador
- Verificação de vazamento de gás refrigerante
- Trocas dos o’rings dos filtros secadores
- Adição de óleo lubrificante preenchendo novamente o circuito
Fontes de Calor
As incidências térmicas influenciam no dimensionamento do A/C
Temperatura de conforto
A Zona de conforto
O Circuito completo – Loop AC
O Compressor
Funções principais:
- Comprimir o gás entre a saída do evaporador e a entrada do condensador.
- Manter a circulação do gás dentro do sistema.
1. Engripado por falta de lubrificação ou limpeza no sistema /circuito.
2. Vazamento de óleo e/ou gás atraavés das juntas e retentores.
3. Deterioração da placa de válvulas.
4. Corrosão interna devido a presença de umidade no sistema.
5. Problemas elétricos na bobina da embreagem.
6. Quebra interna devido a calço hidráulico.
O Condensador
Funções principais:
- Fazer com que o gás troque do estado gasoso para o estado líquido, devido a perda de calor que ocorre quando um fluxo de ar atravessa as aletas
- Promover a extração do calor do gás em estado gasoso na saída do compressor
1. Furos devido a corrosão na superfície do condensador.
2. Obstrução das aletas pela presença de corpos estranhos.
3. Vazamento nos conectores de entrada e saída.
4. Baixo rendimento por substituição/adaptação incorreta da peça original por outra de dimensões inadequadas.
O filtro secador
Funções principais:
Reter a água que circula
Reter impurezas
1. Saturação de umidade produzindo uma obstrução no circuito (pré-expansão).
2. A água que penetra no circuito pode reagir com o óleo lubrificante e com o próprio fluido refrigerante, provocando a formação de ácidos altamente corrosivos.
A válvula de expansão
Funções principais:
- Baixar a pressão do fluído refrigerante (consequentemente cai a temperatura)
- Regular o fluxo que entra no evaporador
1. Bloqueada na posição aberta.
2. Bloqueada na posição fechada.
3. Obstrução da válvula devido a presença de sujeira ou gelo.
4. Vazamentos internos.
5. Rendimento insuficiente do circuito devido a substituição inadequada por uma adaptada.
O Evaporador
Funções principais:
- Refrigerar o ar que penetra na cabine
- Secar o ar (desebaçamento).
1. Furos devido a presença de corrosão na superfície em forma de condensação do ar.
2. Obstrução das aletas devido à presença de gelo.
3. Vazamento nos conectores de entrada e saída.
4. Falta de rendimento por substituição inadequada do evaporador por um adaptado .
5. Mau cheiro no interior do veículo pela presença de bactérias na superfície do evaporador.
6. Utilização de produtos de limpeza inadequados.
O gás refrigerante
Funções principais:
- Absorver o calor do ar.
1. Fugas / vazamentos.
2. Contaminação.
3. Na presença de água, são corrosivos
Item de manutenção
- R134a ou tetrafluormetano da família do hidrofluorocarboneto (HFC)
- R1234yf ou tetrafluorpropeno da família do hidrofluorolefina (HFO)
Manutenção preventiva do sistema de climatização
Limpeza geral
- Verificação da estanqueidade do sistema.
- Verificação estado dos componentes do circuito.
- Substituição componentes: filtro de cabine, anéis vedação, óleo lubrificantes, troca Gás, …
- Limpeza interna de toda cabine!
- Aplicação de “Ozônio” (Recomendável).
Higienização anual
- Substituição do filtro de cabine
- Limpeza interna!
- Aplicação de produto adequado e confiável.
Purificação periódica da cabine
- Verificação do estado do filtro de cabine
- Limpeza interna – manutenção!
- Aplicação de produto adequado e confiável.
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