fbpx
Cinco passos para avaliar sua produtividade comercial

Cinco passos para avaliar a produtividade comercial da sua oficina

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Para quem me acompanha aqui, sabe que eu escrevo sobre o meu dia a dia. Tudo o que acontece comigo, com nossos clientes e com as mais diversas pessoas do segmento automotivo é o que me inspira a traduzir em palavras e compartilhá-las com vocês. Iniciamos o segundo semestre de 2021 e nestes dias de encerramento de um ciclo e início de outro, foi muito latente o questionamento sobre o desempenho de produtividade das equipes. Se isto, está muito presente pra você também… continue aqui comigo…

Inicio respondendo o que me perguntam com muita frequência: não é necessário um software para apurar este resultado? Todo e qualquer software, te auxiliará no refinamento da informação e na construção da melhoria! É possível sim, você iniciar esta apuração baseada nas informações que você já possuiu sobre sua oficina mecânica. Vamos levantar este resultado? Então, tenha em mãos os registros do seu último mês de vendas e mãos à obra! Vamos avaliar sua produtividade comercial, ou seja, o quanto você transformou em venda a sua capacidade de produção.

Passo 01:Levante o quanto você vendeu em serviços, ou seja, o quanto você faturou de mão de obra. Em meu exemplo ilustrativo, a oficina faturou R$15.000 em serviços próprios.

Passo 02: Qual a referência de valor por hora vendida? Se você forma o peço por tarefa, calcule da seguinte forma: Baseado num serviço muito freqüente e rotineiro na sua oficina, divida o valor cobrado, pelo tempo estimado de serviço. Como exemplo: o valor da manutenção do sistema de freios é de R$ 330,00 e aqui a estimativa é de 3 horas de serviço.
Então R$330,00 divido por 3 horas é igual a R$ 110,00 por hora. Agora que já temos definido o valor de referência da hora, vamos ao passo seguinte.

Passo 03: Calcular o quanto conseguimos vender em horas o faturamento realizado. Então, divida o faturamento R$ 15.000 por R$ 110,00 (resultado do passo número 02). Sendo assim, neste exemplo, o resultado foi de 136,36 horas vendidas. Agora já temos a nossa produtividade comercial em horas! Vamos identificar o quanto isto representa da capacidade de venda?

Passo 04: Levantar a capacidade de produção da oficina. Em junho, como exemplo, tivemos aqui, 22 dias úteis com uma jornada de 8,80 horas por dia (relógio centesimal) a cada dia. Ou seja, 193,60 horas disponíveis. E agora, vamos levantar o índice de conversão.

Passo 05: Cálculo da produtividade comercial: 136,36 horas vendidas dividido por 193,60 horas disponíveis. Neste exemplo: 70,43% das horas disponíveis foram transformadas em vendas. Um bom resultado!

Enfim, de forma bastante simplificada e objetiva, você pode sim, levantar e analisar o desempenho comercial da sua oficina. Avalie o resultado geral e da mesma forma, o resultado por técnico. Isto te auxiliará na orientação profissional dos reparadores e na sua análise sobre como você ainda pode melhorar para que seu resultado seja ainda melhor. Pense nisto! E se de base nesta orientação, você tiver dúvidas, ou maiores informações do mercado e seu resultado, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Esta é nossa especialidade e estamos aqui para te auxiliar.  Esta é minha dica, para a sua oficina ainda mais lucrativa!

por Karine Quinjalmo, mãe do Enzo, mentora de soluções em sistemas para a reparação automotiva, especialista em processos e custos, mentora e consultora empresarial e diretora da Oficina Mais Sistemas de Gestão. www.oficinamais.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *