Como falei na edição passada da coluna, coloquei aqui questionamentos a respeito do porquê as oficinas e centros automotivos não realizam atendimento, se grande parte dos serviços prestados são previsíveis e de fácil programação.
Nesse artigo de hoje, passo a afirmar, categoricamente, que se sua oficina não implementar um processo de agendamento dos serviços ela nunca irá crescer. Mas não falo só da dificuldade de crescimento no aspecto financeiro, falo como negócio, em si, onde nunca será uma empresa madura sem ter um processo de agendamento.
Por isso não se engane, por mais que sua empresa tenha bons resultados de vendas, sem agendar, nunca terá um processo efetivamente eficiente, controlado e previsível. Nunca será uma “empresa”, no sentido mais completo da palavra! Será sim, apenas um negócio que atende clientes a esmo, que depende de demandas espontâneas, sendo por conta disso difícil de gerir e quase impossível de realizar projeções para o futuro.
O “Agendar”, permite ao empresário ter uma visão antecipada da demanda que está por vir, e assim, poder se antecipar a isso, contribuindo para uma melhor gestão da área de compras, principalmente relacionado a materiais de consumo e itens de maior giro. Outra vantagem é que os serviços passam a ser distribuídos pelos dias da semana, evitando o acúmulo de trabalho em um único dia, o que pode saturar a capacidade produtiva da oficina, comprometendo a produtividade.
Mas não é simplesmente agendar, por agendar. Há todo um processo por trás disso! É preciso ter critérios para agendar, que levem em consideração o tipo de serviço, nível de urgência, grau de complexidade do trabalho, e os recurso disponíveis para o atendimento.
Porém, algo importante: agendamento é compromisso! E agendar um cliente e não ser capaz de realizar o serviço ou não saber ao menos estimar um prazo para conclusão do trabalho é uma clara perda de oportunidade com cliente, e frustação de suas expectativas. Então, se não é capaz de cumprir esses pontos, melhor se organizar antes.
Para finalizar, entenda que implementar um processo de agendamento só traz benefícios, e se bem executado, não burocratiza o processo, muito pelo contrário, dá fluidez ao trabalho, organiza as rotinas e elenca prioridades. É tudo que sua oficina hoje precisa.
Concordo, Oficina cheia não quer dizer que você tá ganhando dinheiro, pelo contrário, a maioria dos meus serviços são todos agendados. Oficina cheia de mais, não dá certo não.