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Produção em série de caminhões elétricos VW é pioneira no Brasil

A VW Caminhões e Ônibus tornou-se o primeiro complexo fabril com manufatura em larga escala de veículos elétricos do Brasil, tendo construído uma nova área dedicada exclusivamente à eletrificação. O centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca também passa a abrigar a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil, com diferentes modelos, para dar apoio à toda essa inovação.

Coração da montagem elétrica, o e-Shop é o espaço da VW em que os veículos recebem as baterias e são energizados pela primeira vez para serem ligados, seguindo todos os mais rígidos protocolos de segurança. Antes de chegar lá, os modelos e-Delivery nascem na mesma linha de montagem da linha diesel para a máxima eficiência da unidade fabril e se beneficiando do alto padrão de qualidade já estabelecido no processo da VWCO e que é reconhecido no mercado.

“Desta forma, teremos, além de um produto que trabalha com energia limpa, um processo que preserva o que há de melhor na empresa, contribuindo assim com sustentabilidade”, diz Luiz Gustavo Salles, supervisor de Planta Piloto e Launching da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Modernizações ao longo de todos os postos de trabalho garantem tecnologia de ponta à sua fabricação, com precisão e rastreabilidade superiores nos processos. Cada etapa foi repensada para a maior produtividade: na pré-montagem do motor, por exemplo, agora são consolidados os sistemas auxiliares. O componente de tração segue direto para a borda de linha, visando reduzir complexidade.

Também pela primeira vez, a suspensão pneumática é instalada na própria fábrica. No fim de todas as montagens, a VW Caminhões e Ônibus submete o veículo a novas aprovações específicas para caminhões com alta voltagem, além dos mesmo testes de qualidade a que todos os outros produtos são submetidos antes de serem liberados para o cliente com a garantia do padrão Volkswagen. 

Ao longo de todo o desenvolvimento, a engenharia simultânea dominou o processo para o planejamento da manufatura e logística nesse grau de sinergia. Isso possibilitou a inserção da tecnologia elétrica no portfólio da VWCO e um acréscimo de apenas mil metros quadrados à sua área construída.

A fabricação do e-Delivery também se beneficia de todos os ganhos da indústria 4.0 agregados pela VW Caminhões e Ônibus em seu processo desde o lançamento da nova linha Delivery, que conta com um nível de automação de 60% na armação de sua cabine. Também predomina a tecnologia de reconhecimento automático do veículo, com um chip em cada veículo para programação dos robôs.

É tecnologia de ponta, equiparada ao que há de mais moderno nas linhas de produção da Europa. Todo o processo foi desenhado para conferir flexibilidade e integração, resultando num gerenciamento eficiente dessa fábrica inteligente. 

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