Marca reaproveitou antigas baterias do BMW i3 para armazenar eletricidade
O que fazer quando as baterias já não servem mais para serem usadas no veículo elétrico? Há diversas pessoas e empresas quebrando a cabeça em busca de soluções e alternativas para isso. Uma delas vem da BMW Brasil, que junto com outras empresas e universidades acabam de anunciar o projeto de estação de recarga elétrica alimentada por energia solar, livre da rede pública de energia.
Funciona assim: oito conjuntos de painéis solares transformam a energia do sol em eletricidade, que, por sua vez, é armazenada no banco de baterias usadas, formado por seis módulos, retiradas de diversos modelos BMW i3. Os módulos de baterias são acoplados a um inversor que, além de monitorar a energia produzida, alimenta veículos elétricos por meio de um carregador do tipo BMW Wallbox.
A solução, que está em fase de testes, foi realizada em parceria com o Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Grupo Solvi, que coleta as baterias usadas nas concessionárias da BMW, e a Energy Source, especializada na fabricação e montagem de sistemas de armazenamento de energia com baterias usadas e, posteriormente, recicladas.
Segundo a BMW, duas horas de carga são suficientes para uma autonomia de 100 km de um veículo elétrico. Em um futuro próximo, talvez essa seja a solução para proprietários de veículos elétricos fugirem da escassez e altos preços da energia elétrica da rede pública e, para as fabricantes de baterias, mais uma oportunidade de dar uma segunda vida às baterias usadas, antes da reciclagem.
É importante ter em mente que, para mover um veículo com bom nível de garantia, as baterias devem ter no mínimo 80% de capacidade total de carga, e abaixo disso devem ser substituídas. Porém, para armazenamento de energia, estão aptas para serem utilizadas.