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EATON equipa caminhão de Tector Auto-Shift com câmbio automatizado

Transmissão automatizada e embreagem desenvolvidas pela EATON equipam caminhão de coleta de resíduos IVECO Tector Auto-Shift Coletor

Pioneira no desenvolvimento e aplicação de transmissão automatizada para caminhões de coleta de resíduos no mundo, a EATON foi escolhida pela IVECO como fornecedora para equipar o lançamento Tector Auto-Shift Coletor com soluções mecânicas que atendem as severas condições do mercado brasileiro. O câmbio Eaton UltraShift PLUS MHD 10 velocidades e a embreagem 395mm com revestimento exclusivo foram desenvolvidos totalmente no Brasil com utilização da mais avançada tecnologia global e foram customizadas pelo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da EATON para aplicação exclusiva de coleta de resíduos, o que garantiu a robustez necessária para esta severa missão.

Devido à alta troca de marchas e um ciclo de paradas constantes que a operação de coleta e limpeza urbana exige, a transmissão automatizada da EATON recebeu reforços mecânicos extras, ganhando engrenagens mais resistentes e um software específico para a aplicação. “A operação de coleta de resíduos tem demandas e necessidades muito específicas, sendo uma das mais exigentes em termos de resistência e desempenho. Por conta do anda-e-para frequente, tempo amplo de marchas baixas e mais uso da marcha ré, é necessário um câmbio que entregue performance diferenciada, aliando durabilidade, conforto e ganhos operacionais à frota. O câmbio Ultrashift PLUS MHD 10 velocidades tem todos esses requisitos e foi desenvolvida em solo brasileiro”, destaca Henrique Uhl, gerente de Estratégia de Produto da EATON.  

A transmissão, que apresenta flexibilidade para outras aplicações vocacionais e rodoviárias, tem um sistema de automação que permite redução de consumo de combustível e baixa manutenção. Quando comparada à caixa manual, as automatizadas apresentam um melhor custo-operacional – uma vez que as manuais necessitam de sincronizador e apresentam maior desgaste na embreagem. Como na automatizada o controle de marchas é feito por um sistema eletrônico, não há a necessidade de sincronizador e, além disso, a embreagem dura até seis vezes mais. Em relação ao consumo de combustível, quando comparado as versões automáticas do mercado na mesma aplicação, a redução pode chegar até 20% – o que representa mais rentabilidade aos donos de frotas.

O sistema ainda conta com diversas proteções para o powertrain, como abuso de embreagem e sobregiro do motor. Há ainda a função de auxílio de partida em rampa que melhora a dirigibilidade do veículo. “Com nossa expertise e know-how profundo em transmissões automatizadas, temos a capabilidade para uma melhor integração e performance do veículo. Contamos com conteúdo local e recursos inteligentes para oferecer soluções específicas de acordo com as demandas, sem dependências externas. Acreditamos na tendência das automatizadas no mercado e que logo elas estarão presentes em mais de 50% dos veículos médios e semipesados”, encerra Sérgio Kramer, diretor geral para Veículos Comerciais e Fora-de-Estrada da EATON.  

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