Torquímetro está presente no cotidiano de mecânicos experientes, tendo uma versão digital, se tornando a ferramenta favorita dos reparadores
A ferramenta favorita dos reparadores é uma pergunta que gera inúmeras respostas, mas um equipamento está ganhando um papel fundamental na montagem de motores, o torquímetro. A ferramenta, antes subestimada por muitos, agora se populariza e prova o seu valor para garantir a segurança do carro após a entrega.
Diego Ferraza, do canal do Youtube Ferrazza – Precisão em Manutenção Automotiva e parceiro da linha Tramontina PRO, destaca que durante o trabalho manual sem um torquímetro, não é possível ter certeza do torque aplicado e de que alguma peça não se soltará. A utilização do modelo de estalo já atende muito bem a demanda dos mecânicos, porém, na versão digital, o padrão de qualidade dos apertos será ainda mais alto.

A ferramenta conta com visor digital capaz de mostrar em tempo real como está sendo realizado o aperto, juntamente com a informação do torque aplicado durante a atividade. Em seus vídeos, Ferrazza destaca a facilidade de utilização do torquímetro digital, que auxilia no aperto e impede danos nos parafusos e roscas das peças automotivas.
Ferrazza utiliza o modelo com encaixe de 1/2″ da Tramontina PRO, capaz de gerar 17-340 N.m durante o torque. A peça permite aplicação no sentido horário e anti-horário e possui 9 “memórias” para pré-configuração do torque/ângulo de trabalho, além de certificado de calibração. Quando em uso, o torquímetro aciona LEDs verdes que ficam vermelhos e combinados com um sinal sonoro quando o torque é atingido.
Além da aplicação em manutenção automotiva, pode ser utilizado amplamente em linhas de montagem industriais, laboratórios de testes, departamentos de pesquisa e desenvolvimento, entre outras aplicações.
