fbpx
arauto

Grupo CNA de Cascavel transforma-se em Associação

Em Cascavel, no Paraná, oficinas reparadoras de automóveis uniram-se e formaram a CNA – Central de Negócios Automotivo.  A união ocorreu para trocar ideias e conhecimentos e fazer o setor crescer na região. Para melhorar e facilitar esta constante busca por conhecimentos, o Grupo evoluiu e passa a ser denominado ARAUTO-Associação dos reparadores automotivos. Para falar sobre estas mudanças e objetivos, Dirceu Moreira, presidente da entidade concedeu entrevista exclusiva para a Revista Reparação Automotiva.

Revista Reparação Automotiva: Como surgiu o CNA?

Dirceu Moreira: Foi de uma necessidade de alguns empresários do ramo automotivo em melhorar suas gestões, qualificar melhor seus colaboradores. Percebemos que só conseguiríamos se unindo. Assim procuramos a associação das micros e pequenas empresas de Cascavel, e com o apoio deles, começamos as reuniões semanais. No início 10 oficinas iniciaram o grupo que já tem quase 8 anos.

RA: Quais as dificuldades enfrentadas logo que o CNA foi fundado?

DM: Fazer os convidados entenderem a ideia do associativismo e parar de ver os parceiros como concorrentes, para trabalhar com o mesmo intuito, também tínhamos dificuldade para o pessoal comparecer em nossas reuniões.

RA: Quando surgiu a intenção de fundar a Associação e quais os passos seguintes até viabilizar a fundação?

DM: Através da associação de micro e pequenas empresas AMIC –Cascavel-PR, foi gerada a ideia de centrais de negócios, onde o setor se reuniu e começou as reuniões em 2013, dando sequencia e crescimento, onde em 2018 registramos nosso CNPJ, e a legalidade de nossa associação.

RA: A ARAUTO nasce com quantos associados?

DM: Nascemos com 35 associados, os quais já integravam a CNA (Central de Negócios Automotivos).

RA: Qual será a área de atuação da entidade?

DM: Vamos atuar para auxiliar o setor automotivo de maneira geral, o que inclui as oficinas mecânicas, auto elétricos, ar-condicionado, auto center, retifica, vendas de baterias e acessórios, sempre focando na gestão administrativa e técnica das empresas.

RA: Quais os projetos que a ARAUTO planeja realizar?

DM: O Encena, evento que fazemos a cada ano, a reestruturação da associação, elevar o nível de associados e empresas, realizar treinamentos em gestão estratégica, treinamentos técnicos e aproximação com as indústrias.

RA: Como o mercado recebeu a ARAUTO?

DM: Ainda é cedo para falar, pois a mudança recém aconteceu e temos que trabalhar o marketing para essa nova marca, uma vez que o mercado estava acostumado com a CNA.

RA: Com esta evolução, quais as perspectivas para o setor da reparação de automóveis na região?

DM: Estamos em um ano muito bom, com crescimento em nosso setor, precisamos fazer ações que desenvolvam nossas empresas e gerem resultados para assim conseguir atender o mercado com maior qualidade e honestidade, para combater as empresas ilegais e de má fé.

RA: Qual a dica da ARAUTO para o reparador que quer crescer e se estabelecer no negócio da reparação de automóveis?

DM: Busque constante o conhecimento técnico e principalmente administrativo. Com uma boa gestão do negocio vem os resultados positivos. Muitas vezes o reparador esta preocupado somente com a área técnica e não administra sua empresa como deveria.

2 comentários em “Grupo CNA de Cascavel transforma-se em Associação”

  1. Sirleno Guerra dos Santos

    A CNA foi o marco para os empresários associados, no qual eles viram quanto o nosso setor é forte, como é reformulação do nome de CNA para ARAUTO nós vamos divulgar os nossos conhecimentos pra todo o Brasil.
    Parabéns aos associados. Criando história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *