fbpx
fábrica da cobreq

Cobreq completa 60 anos de Brasil

Sempre na vanguarda e de olho no futuro, fabricante com mais de meio século de vida no país mostra crescimento contínuo e amplia sua visão de atuação no mercado

A Cobreq, empresa do grupo TMD Friction, completa em outubro 60 anos de presença no Brasil.  SEGURANÇA, QUALIDADE, INOVAÇÃO & TECNOLOGIA são alguns dos pilares que há 6 décadas sustentam a marca COBREQ e que fazem dela uma das maiores fornecedoras de sistemas de freios para montadoras e mercado de reposição. Para celebrar o momento histórico, a Cobreq vai promover uma live em 28 de outubro, às 20h, aberta ao público, com o Vice-Presidente Américas da TMD Friction, Edilson Jaquetto.

Durante o evento, serão abordados temas importantes sobre o propósito de constante evolução, além do desenvolvimento de novos projetos veiculares para o Brasil, muitos desses já sendo projetados nos centros de pesquisa e desenvolvimento do grupo. A sustentabilidade também estará em pauta. Natural, afinal, a Cobreq é certificada pela ISO 14001, que consiste na criação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para proteger o meio ambiente, e também pela IATF 16.949, norma que reúne requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade focado em empresas da cadeia automotiva.

“O mercado tem se desenvolvido rapidamente e cabe a nós da indústria acompanhar toda essa evolução. São veículos híbridos, elétricos, e em breve, os autônomos e assim por diante. Ao longo das gerações, a Cobreq sempre acompanhou transformações como essas, desenvolvendo tecnologias para uma frenagem segura e eficiente, mas sempre colocando a inovação e o meio ambiente dentro dos pilares de sustentação”, comenta Jaquetto.

O marco inicial da Cobreq começou em 28 de outubro de 1961 com uma linha de produção de borrachas para equipamentos de mergulho. Um ano mais tarde, a indústria automobilística apresentava crescimento e, com isso, a Cobreq passou a produzir materiais de fricção e lonas para freios. Foram necessários pouco mais de sete anos para que a empresa já se destacasse por lançar a primeira pastilha de freios para automóveis no Brasil, e em 1975, para motocicletas.

Outro destaque industrial ocorreu em 1984, quando a Cobreq inovou ao ser a pioneira na fabricação de pastilhas de freios livre de amianto. A peça inédita no Brasil estreou como equipamento original no Ford Escort. Outra inovação recente da Cobreq foi o lançamento das pastilhas de cerâmica, uma tendência mundial que produz menos sujeira nas rodas e proporcionar uma experiência confortável e silenciosa, devido à baixa emissão de ruído.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *