Iniciativa visa reconhecer aptidões por meio da avaliação de conhecimentos técnicos e habilidades de profissionais que atuam em oficinas ou concessionárias de todo o País
Focado na promoção contínua da qualidade no setor, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, disponibilizará ao aftermarket o seu mais novo programa de certificação: a Certificação para Reparador Automotivo IQA, iniciativa que busca reconhecer as aptidões técnicas por meio da avaliação de conhecimentos e habilidades na reparação dos veículos, baseados nas Normas ABNT.
A Certificação para Reparador Automotivo IQA é voluntária e beneficia todos os envolvidos no setor, sejam profissionais de oficinas independentes ou de concessionárias, incluindo fabricantes de autopeças e o próprio consumidor final, que contará com mão de obra qualificada, avaliada e certificada por um organismo isento e especializado no setor automotivo, o que representa uma garantia a mais de qualidade na prestação de serviços.
“Pensamos na certificação profissional como um instrumento em que todos ganham: o profissional, que tem seus conhecimentos valorizados, as empresas do setor, que passam a ter mais competitividade ao contar com mão de obra reconhecidamente qualificada, e o consumidor final, que corre menos riscos ao confiar seu veículo a um profissional certificado”, afirma Alexandre Xavier, superintendente do IQA.
O projeto busca atender a capacitação de um mercado de mais de 500 mil profissionais, que atuam em mais de 122 mil oficinas independentes espalhadas em todo o Brasil (80% do total) e por outras 4 mil concessionárias (20% do total), e que movimenta mais de 68 bilhões de reais por ano, segundo dados do Anuário da Indústria da Reparação Automotiva 2021. Ao mesmo tempo, a mão de obra formada pelas instituições formais é insuficiente para suprir as necessidades deste mercado, o que faz com que a grande maioria dos profissionais aprende o ofício na prática.
O Certificado para Reparador Automotivo IQA pode ser obtido por qualquer reparador automotivo, independente de diploma ou formação acadêmica específica.
A certificação tem validade de três anos e após esse período o profissional deve passar por reavaliação. O processo ocorre todo online e caso o trabalhador falhe na primeira tentativa ele tem uma segunda chance.
“Essa certificação coroa um sonho dos reparadores”, afirma Pedro Paulo Moraes, presidente do Sindirepa Brasil e o Sindirepa-PE (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Assessórios Nacional), ao comentar que os profissionais do setor valorizam muito esse tipo de certificação. “Considerando que se trata de uma certificação Feita por uma Entidade do setor que é bastante acreditada, tanto pelos fabricantes como pelos Reparadores”, completa Moraes.
A certificação é baseada no modelo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e utiliza as normas ABNT atuais e existentes como Qualificação de Mecânico de Manutenção (ABNT NBR 15681), Inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição em Sistema de Freios (ABNT NBR 14778), Direção (ABNT NBR 14779), Suspensão (ABNT NBR 14780), Exaustão (ABNT NBR 14781), Regulagem de Motores Ciclo Diesel (ABNT NBR 14889), Reparação e Pintura de Componentes (Funilaria & Pintura) (ABNT NBR 14284) e Retífica de Motores Alternativos de Combustão Interna (ABNT NBR 13032).