Olá, amigo reparador, tudo bem? Vamos para mais uma edição, com informações técnicas e situações corriqueiras, do dia a dia do reparador automotivo. Hoje responderemos a pergunta, aconteceu uma falha no diagnóstico, e agora?
Apareceu uma falha no diagnóstico
Nos treinamentos que ministramos, sempre alertamos para as equipes no treinamento, o raciocínio do diagnóstico que está sendo realizado.
Muitas vezes, recebemos perguntas, pedidos de informações técnicas, como:
1. Recebi o carro na oficina, passei o scanner e acusou sonda. Troquei a sonda, e o defeito contínua.
2. Recebi o carro na oficina, passei scanner, acusou sensor de pressão absoluta (MAP), troquei o sensor MAP, e o defeito contínua.
E assim continua…
Pois bem, o diagnóstico está errado? Ou, o scanner está informando errado?
Com certeza não!
Já, a interpretação da falha no diagnóstico, sim, esta, foi interpretada de forma errada.
Quando utilizamos um scanner, ele é o ponta pé inicial, o começo de acesso nas informações do veículo, quanto as falhas que ele apresenta.
Então, não podemos chamar de diagnóstico, a leitura obtida com o scanner.
O QUE VEM A SER O DIAGNÓSTICO ENTÃO?
Diagnóstico, é a análise de todos os parâmetros de funcionamento, junto a resultado dos testes realizados.
Pegando o item 1 – Sonda lambda:
É um dos defeitos mais comuns em erros de diagnóstico. Pois ela é o sensor que, chamo de sensor de diagnóstico do motor.
Pois toda e qualquer falha na combustão do motor, a sonda lambda irá acusar. E quando a sonda aparece na lista de códigos de falhas, ela está dizendo:
Olhe, preste atenção, a queima na câmara de combustão não está ideal!
Vamos para a prática!
Veículo: Honda Civic 2016
Defeito: Luz de anomalia acesa constante, código de falhas indicando sonda lambda.
Cliente, chegou à General Tech, com o veículo Honda Civic 2016, apenas 37.564 km rodados.
E nos passou a seguinte informação:
Estou há 7 meses lutando com este carro, não apaga a luz de injeção, outros reparadores já olharam e passaram scanner, e todos disseram que era a sonda lambda.
Pois bem, nas 3 vezes, trocaram a sonda, por último comprei na concessionária, pois disseram que o problema era a marca da peça.
Recebemos o veículo partimos para o diagnóstico.
1. Leitura do Scanner
P0420 – falha de eficácia do catalisador.
2. Análise dos sinais das sondas (pré e pós- catalisador).
Observando os sinais com osciloscópio, estavam as duas sondas trabalhando corretamente. Lembrando que, estas sondas do Honda, não são lambdas, mas sensor de AF.
Mas o defeito acusa falha catalítica, não seria o catalisador?
Fizemos a medida de diferença de temperatura, pré e pós catalisador, e estava funcionando perfeito. Se temos uma falha de gases resultantes de combustão, então precisamos conferir a combustão. Analisando os sinais de ignição, descobrimos que havia interferência eletromagnética na câmara de combustão:
Os sinais apresentam ruídos, indicando falha na ignição.
Após identificar a falha de ignição, retiramos as velas de ignição para análise das mesmas e das bobinas de ignição.
É possível ver, a mesma cor avermelhada nas velas e nos sensores de AF (sonda), indicando uma contaminação por parte do combustível de má qualidade.
Esta contaminação é conhecida, como presença de oxido ferroso.
A NGK, publicou um alerta sobre a presença de ferro na gasolina brasileira. Em algumas regiões, a prática é usada para aumentar a octanagem, mas também pode ocorrer pelos tanques de combustíveis antigos de ferro, liberando a ferrugem e contaminando a gasolina.
Resumindo, o cliente iria continuar trocando sonda em seu veículo, e possivelmente até o catalisador, e o defeito estava no combustível que ele utilizava.
ENTENDENDO O DIAGNÓSTICO
No início do artigo, falamos que:
Nos treinamentos que ministramos, sempre alertamos para as equipes de reparadores sobre o raciocínio do diagnóstico que está sendo realizado.
É preciso conhecer a base de funcionamento de todo e qualquer sistema que irá ser realizado a manutenção. Conhecendo como funciona, o reparador, com base na informação inicial do scanner, saberá quais serão os próximos passos de testes e análise do sistema.
Pensar, lembrar de cada etapa do funcionamento é essencial para realizar o diagnóstico correto.
Lembre-se que o código de falhas, não quer dizer que o sensor ou atuador está danificado. Indica que existe uma falha na área que ele atua. Até a Próxima!