Olá amigos reparadores!
Hoje vamos falar de um dos componentes mais importantes dentre todos aqueles que integram o sistema da suspensão do automóvel.
A partir desse momento histórico deu-se início a melhora da estabilidade e correções das imperfeições do solo. Assim começou a sensação maravilhosa de conforto para o condutor e os passageiros.
O sistema de suspensão de automóveis começou a ser muito cobiçado pelas montadoras. Olhem, o amortecedor dando seus primeiros passos!
Com o passar dos anos o amortecedor teve um avanço notável e significativo, trazendo inúmeros benefícios para todos aqueles que faziam uso do automóvel.
A evolução trouxe amortecedores a óleo que são utilizados até hoje, pressurizados a gás (fluído e gás nitrogênio) o qual trouxe um enorme ganho de segurança, estabilidade e conforto para o automóvel.
Power Shock e amortecedores com tecnologia eletrônica, os quais exercem funções avançadas como controle de estabilidade e de esportividade.
Por falar em amortecedor Power Shock, esse foi desenvolvido pela COFAP para alguns projetos da FIAT.
É um amortecedor pressurizado a gás, que possui uma mola interna que traz vários benefícios ao condutor e aos passageiros.
Destacando o aumento da estabilidade em curvas, reduzindo o efeito rolling, além do ganho significativo de conforto.
Mas vamos lá! Quando se pede qual a principal função do amortecedor, logo lembramos em estabilidade, segurança, melhor dirigibilidade e assim por diante.
Não está errado, nem certo. Acredito que muitos de nós já presenciamos um automóvel rodando na nossa frente e o pneu traseiro picando sem parar parecendo uma pipoca estalando ou simplesmente a traseira dançando na estrada, principalmente em curvas com desníveis na estrada.
Aos olhos do mais simples entendedor, nota-se que naquele veículo não existe amortecedor ou está servindo, somente, de apoio para a mola. Que perigo!
O pneu escama, ovaliza, compromete buchas de suspensão, dentre outras situações. E a segurança de quem está neste veículo, como fica?
Aqui na nossa oficina, durante vários anos, fizemos inúmeros testes de rodagem com diferentes automóveis e utilitários sem amortecedores instalados, seja na terra, asfalto ou calçamento e fica extremamente ruim e perigoso, afetando e comprometendo a dirigibilidade e segurança. Sem condições!
Por isso que a principal função desse importante componente da suspensão do automóvel, o amortecedor, é manter o contato do pneu com o solo e auxiliar os movimentos da mola, além, é claro, de transmitir conforto, estabilidade, segurança e melhor dirigibilidade, a qual já havia falado.
Vai uma dica muito importante: aperto de parafusos de fixação deve sempre ser realizado com as rodas do automóvel apoiadas ao solo, para que o amortecedor trabalhe na posição mais correta possível e que não haja desgaste prematuro.
Não esqueça, sempre antes de instalar o componente amortecedor, faça a sangria ou escorvamento no mínimo por 5 vezes (ou até eliminar o vazio do início do curso) para haver a circulação interna de fluído e gás. Sendo feito desta forma você poderá entregar o automóvel ao seu cliente com tranquilidade e segurança.
Sucesso para todos colegas, muita saúde e estamos juntos!