Em cerimônia online nesta quarta-feira (17.11), Instituto da Qualidade Automotiva divulgou os ganhadores do projeto promovido com o apoio da Anfavea e do Sindipeças
Nesta quarta-feira (17.11), foi realizada a cerimônia de premiação da 1ª edição do Prêmio da Qualidade IQA, transmitida através do canal do Youtube do IQA, e que condecorou os 3 melhores projetos inscritos, que apresentaram soluções inovadoras e impactaram positivamente o setor automotivo nacional foram premiados.
“A iniciativa buscou trazer o que de mais inovador está sendo desenvolvido na área da Qualidade Automotiva, valorizando os profissionais que atuam no setor e buscando compartilhar as boas práticas da indústria, melhorando e incrementando a experiência do cliente no final e a sustentabilidade do setor”, afirmou Cláudio Moyses, diretor-presidente do IQA, durante a cerimônia.
O projeto, apoiado pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (), e Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (), nasceu na Comissão da Qualidade conjunta (CQUAL), e contou com a participação de Luiz Carlos Moraes e Dan Ioschpe, presidentes das duas instituições parceiras.
“Um automóvel é composto de mais de 4 mil componentes produzidos internamente, ou por 300 a 400 fornecedores em mais de 100 processos industriais. É importante destacar esses números para que todos tenham a noção da importância dos profissionais que zelam pela Qualidade no setor automotivo”, destacou Moraes.
“O Prêmio da Qualidade IQA cumpre um papel muito importante no setor da mobilidade. A Qualidade, assim como a Inovação são partes essenciais da competitividade desse setor, e o Sindipeças tem feito trabalhos em conjunto com o IQA para avançarmos bastante nesse capítulo, para que o Brasil se torne um participante ativo nessa cadeia global de mobilidade”, afirmou Ioschpe.
O processo de seleção contou com a participação de 48 projetos, todos já em funcionamentos em suas empresas. Os inscritos foram avaliados por uma banca com representantes do IQA e da CQUAL, sendo que as 10 melhores iniciativas foram selecionadas para a fase de apresentação final para a banca avaliadora, de onde saíram os 3 vencedores.
As bancas avaliadoras foram compostas por membros da Anfavea, sendo eles Marcos Valadares, Alexandre Cremonezzi, William Aquino, Celso Gonçalves, Fernanda Zucoloto e Rodrigo Lemos, Sindipeças, representado por Raul Pereira, Rodrigo Jannuzzi, Rogerio Guedes, Amilcar Carrascoza, José Jóia e Aline Damaceno e pelo IQA, os avaliadores foram Ingo Pelikan, Everton Silva, Sérgio Kina e Sérgio Fabiano.
“O terceiro colocado se destacou pela resiliência na busca da excelência. Não há ao certo o caminho exato para o sucesso, mas é importante apreciar cada etapa do processo, pois não se conclui um quebra-cabeça com peças faltantes”, destacou Alexandre Xavier, superintendente do IQA ao revelar o Projeto Aumento da satisfação dos clientes Montadora no processo final da fabricação de rolamento de roda, de Alan Lopes, como um dos vencedores.
“Parabéns a todas as pessoas e equipes que inscreveram seus projetos. Vocês fizeram parte dessa história, o primeiro Prêmio da Qualidade IQA. O segundo lugar vai para o Projeto Safe Launch da Disneyhara Almeida, que apresentou um projeto que demonstrou a proteção ao cliente, assegurando a qualidade do produto desde o lançamento”, destacou Elias Mufarej, presidente do Conselho Diretor do IQA. A vencedora recebeu o troféu e um treinamento de até 24 horas e um manual do IQA.
Na sequência, o diretor-presidente do IQA, Cláudio Moyses, agradeceu por todos os projetos compartilhados e enfatizou que o primeiro colocado se destacou como exemplo em um momento delicado em que todos estão vivendo.
“A crise mundial afetou a vida de milhares de brasileiros. Para alguns o insucesso, para outros, oportunidades. Esse projeto aplicou os princípios de planejamento de qualidade em um processo completamente diferente, o que requer criatividade, foco e uma grande equipe. A frase que define o projeto vencedor é: a qualidade impactando na qualidade de vida das pessoas. O grande vencedor do primeiro Prêmio da qualidade IQA é o Projeto Respirador Saving Lives do Benjamim Sartori’, coroou Moyses. O vencedor recebeu seu troféu e um treinamento de até 32 horas mais um manual do IQA.