Pesquisa realizada pela IBR Editora & Marketing, via telefone, com 1.100 reparadores cadastrados na base de assinantes e Grupos de reparadores espalhados pelo Brasil, mostra que em todas as regiões, os modelos que mais frequentam as oficinas são o Fiat Fiorino, Chevrolet Corsa e Astra, Fiat Palio e VW Gol, com idade média de 10 anos. Entre os com idade média de cinco anos de uso estão os fabricados pela Ford como o New Fiesta, Peugeot 206 e 207 , Citroën C3, Renault Sandero e Chevrolet Onix.
Já a execução dos serviços está concentrada nos reparos do motor, nos sistemas de alimentação, porém, eles são realizados desde uma simples troca das velas, até a retifica completa. Os serviços nos sistemas de suspensão figuram na segunda posição entre os mais procurados e os reparos e revisões nos freios estão na terceira colocação no que diz respeito a execução.
Onde o reparador realiza suas compras?
Já ao comprar as peças para realizar o reparo no veículo do cliente, a loja de autopeças é o canal mais procurado, seguido pelo distribuidor. Na sequência esta a concessionária e a Internet é a última opção.
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Participação em treinamentos
Os reparadores brasileiros mostram comprometimento com a profissão, eles querem conhecimento e aprendizado, pois preferem receber informações técnicas em primeiro lugar e de gestão em geral. No último ano, 75% dos entrevistados participaram de treinamentos online e outros 66% querem participar de feiras e eventos presenciais.
Entre aqueles que participaram 18% consideraram ótimo os treinamentos, já 22,6% avaliaram como bom, e outros 19% entenderam como regular, no entanto, 7,1% consideraram como péssimo.
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Qual sua nota sobre treinamentos
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Prefere participarem treinamentos
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Qual a nota para as peças comercializadas no Brasil
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Qualidade das autopeças
A qualidade das peças comercializadas também foi avaliada neste levantamento feito pela IBR Editora & Marketing, sendo que os resultados obtidos apontam para um certo descontentamento, pois 33,3% dos entrevistados consideram a qualidade regular e apenas 13,3% entenderam como ótimas.
Marcas mais atendidas nas oficinas independentes
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Serviços executados:
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Formas de treinamento em 2021
75% online | 25% outros
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