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Kia lança o SUV compacto híbrido Stonic

Modelo chega no Brasil por R$ 149.990

Diversas marcas do setor automotivo estão lançando no Brasil veículos 100% elétricos, importados, com preços ainda proibitivos para a maioria dos brasileiros. A Kia, apesar de possuir modelos assim há anos, como o Kia Soul Elétrico, inicia o trajeto de eletrificação da marca no Brasil com o Stonic, um SUV compacto híbrido leve, com preço bem competitivo para a categoria: R$ 149.990, um pouco mais caro que um Volkswagen T-Cross 1.4 TSi Highline, que custa a partir de R$ 145.000.

O Stonic chega em versão única, com motor três-cilindros, 1.0l turbo, de injeção direta, de família Kappa, acoplado a um motor elétrico de 48 volts, e transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 marchas. Funciona assim: quando o veículo está parado, o motor a combustão desliga e o elétrico mantém todos os sistemas operando. Ao acelerar suavemente, o motor elétrico inicia o movimento. Depois, o motor a combustão assume a função de movimentar o carro. Caso o motorista afunde o pé no acelerador, ambos motores entram em operação, seja na partida ou em uma situação de ultrapassagem.

Assim, o pequenino motor elétrico elimina a situação que mais consome combustível na condução urbana: parado e ao sair da inércia. Por isso o consumo do Stonic na cidade é um pouco melhor do que na estrada: 13,3km/l na cidade e 13,2km/l na estrada, segundo dados da montadora. Vale a pena gastar mais por isso? O já citado T-Cross 1.4 TSi faz 11km/l na cidade, segundo a Volkswagen, uma diferença de quase 18%.

O Stonic não tem é plug-in, não tem cabo para carregar as baterias de polímero de lítio. Elas recebem carga do motor à combustão ou em desacelerações e frenagens. Uma característica interessante do Stonic é o modo ‘velejar’, que em certas situações desliga o motor à combustão com o carro em movimento. É como andar na ‘banguela’, porém o motor elétrico mantém todos os sistemas hidráulicos pressurizados.

Conforto e tecnologia

Com dimensões compactas, 4.140 mm de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.520 mm de altura, e 2.580 mm de distância entre-eixos, tanque de combustível de 45 litros sob o banco traseiro, rodas de liga leve aro 17”, e porta-malas com 325 litros de capacidade, o Stonic possui sistema de entretenimento com tela flutuante e sensível ao toque de 8” no centro do painel, compatível com os sistemas Apple CarPlay™ e Android Auto™, e câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor. Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB disponível na parte de trás do veículo.

O Stonic vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida de 4.3” com indicador de fluxo de energia e sistema de som.

Segurança

O Stonic é construído sobre uma plataforma resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições. O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior.

Essas tecnologias incluem air bags frontais, laterais e de cortina, estes percorrendo todo o comprimento da cabine, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa (HAC), para atender ainda mais às necessidades de segurança a bordo do veículo.

No Brasil, o Stonic é disponibilizado em seis cores – preto aurora (perolizado), cinza perene (metálico), branco claro (sólido), amarelo superior (metálico), vermelho alerta (metálico) e azul esportivo (metálico), em tom único – e sete versões em dois tons, com opções do teto nas cores preto, amarelo e vermelho. Aos acabamentos de pintura metálico e perolizado são acrescidos R$ 2.500 e às versões com dois tons, R$ 4.300.

A garantia do Stonic é de 5 anos, incluindo a bateria 48V e o sistema MHEV.

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